Qualidade do ar melhora em Cotia, região e em toda Grande São Paulo, diz Cetesb

Os níveis dos dois principais poluentes do ar – monóxido de carbono (CO) e dióxido de enxofre (SO2) – caíram em toda a Grande São Paulo.

É o que aponta relatório sobre a qualidade do ar divulgado pela Cetesb. Segundo a companhia, apesar do crescimento da frota de veículos, eles estão entre os mais baixos da década.

Isso aconteceu porque o inverno de 2017 foi considerado meteorologicamente bastante favorável à dispersão dos poluentes, mesmo com longos períodos de estiagem, em julho e setembro, quando foram observadas concentrações mais elevadas de alguns poluentes.

Na Região Metropolitana de São Paulo, que inclui Cotia e cidades vizinhas, registrou-se concentração média anual de partículas inaláveis (MP10) de 29 microgramas/m³, igual à encontrada em 2016.

Embora na maioria das estações do Estado as concentrações médias de partículas inaláveis tenham sido semelhantes às observadas em 2016, houve ligeiro aumento dessas concentrações em algumas estações do interior do Estado, o que pode estar associado à ocorrência de longos períodos de estiagem.

Do Webdiario