Psicóloga Maristela Guadagnin: Timidez na infância

A timidez na infância é algo muito comum, mas merece atenção quando interfere na vida da criança. O excesso de timidez pode prejudicar o desenvolvimento de relações sociais e ser um obstáculo na realização de tarefas simples, o que pode causar sofrimento e ansiedade.
Os sinais mais comuns da timidez em excesso são aqueles em que há pouca interação da criança com o mundo exterior. Essa dificuldade faz com que a criança se feche em si mesma e evite manter contato com outras crianças. Além disso, ela pode apresentar sintomas como vermelhidão na face, sudorese, gagueira e apatia.

Vale ressaltar que brincar sozinha é importante para a criança, pois é assim que ela organiza suas ideias e treina comportamentos. Só é preocupante quando a criança só quer ficar sozinha o tempo todo e evita interagir.
Muitas vezes, por trás da timidez, existe uma criança insegura. Geralmente a criança fica com receio de não corresponder às expectativas. Então, para não desapontar, se retrai.

Para lidar com essa questão, algumas dicas podem ser valiosas:
• Evite rótulos ( ela sempre foi tímida, ela é assim mesmo);
• Evite comparações ;
• Respeite os sentimentos da criança e estimule a falar o que sente ;
• Valorize os esforços e as pequenas conquistas da criança;
• Busque ajuda profissional para ajudar seu filho a crescer com mais autoconhecimento e confiança.

*Maristela Cristina Bedinotti Guadagnin (CRP. 06/107985) é Psicóloga e Psicopedagoga e escreve no Jornal Cotia Agora. Pós graduada em Psicodiagnóstico e Avaliação Psicológica. Atua na área clínica desde 2012, realiza atendimentos presenciais e online, oficinas das emoções, orientação parental, palestras e workshops. É coautora dos livros “Relações: Conversando sobre a arte de relacionar-se” pela editora APMC e do livro: “Falando abertamente sobre a adolescência” pela DaPauta Editora.
Telefone: (11) 9-7082-1559 – Instagram: @psicomaristelaguadagnin