Psicóloga Maristela Guadagnin: Meu filho vai começar a escola. E agora?

Entrar na escola significa a abertura de um novo mundo. Novas pessoas, novas regras, nova rotina, um mundo cheio de aprendizado e descoberta. A entrada na escola é um grande salto em relação à conquista da autonomia. Geralmente é mais difícil para os pais do que para as crianças, será que vão cuidar tão bem do meu filho como eu?

O segredo para um início bem-sucedido está na confiança da família na escola. Se os pais não acreditarem na escola, a criança percebe e não quer ficar. Ninguém irá cuidar do seu filho como você, mas ao escolher a escola, ela precisa ser o mais próximo do que você acredita, o ambiente, metodologia e a equipe precisam fazer sentido para você.

Algumas crianças ficarão à vontade desde o começo, outras vão precisar de mais tempo. Em qualquer caso, quando a família mostra segurança e confiança diante da nova etapa, é mais simples resolver as angústias da criança.

A escolarização deve ser tão natural quanto visitar a casa dos amigos ou dos parentes. Falar em casa sobre a escola com calma e familiaridade ajuda na elaboração dessa nova fase. Converse bastante com seu filho, explique todo o processo, envolva ele nos preparativos para a nova escola, como arrumar o uniforme, comprar alguns itens da lista, até mesmo a visita para escolher a escola pode ser feita com a criança.

Importante também só prometer o que for possível cumprir. Se disser que ficará lá até a hora de ir embora, fique lá, se prometer chegar no horário exato da saída, chegue, pois a criança pode precisar dessa segurança.

Enfim, prepare o coração para demonstrar a segurança que seu filho precisa e tenha paciência. Lembre-se que a criança está sendo inserida em um mundo até então desconhecido e precisa de você para se sentir tranquila.

*Maristela Cristina Bedinotti Guadagnin (CRP. 06/107985) é Psicóloga e Psicopedagoga e escreve no Jornal Cotia Agora. Pós graduada em Psicodiagnóstico e Avaliação Psicológica. Atua na área clínica desde 2012, realiza atendimentos presenciais e online, oficinas das emoções, orientação parental, palestras e workshops. É coautora dos livros “Relações: Conversando sobre a arte de relacionar-se” pela editora APMC e do livro: “Falando abertamente sobre a adolescência” pela DaPauta Editora.
Telefone: (11) 9-7082-1559 – Instagram: @psicomaristelaguadagnin