Psicóloga Maristela Guadagnin: Birra de criança – Saiba como lidar com este comportamento

Mesmo que você não seja mãe ou pai, certamente já deve ter presenciado um momento como esse: a criança começa a chorar e em poucos minutos já está gritando, esperneando e se jogando no chão. A birra é um movimento natural na vida dos pequenos, ela é uma das ferramentas de comunicação das crianças.

O Cérebro na primeira infância se encontra em construção e com isso as emoções também estão se desenvolvendo. As crianças ainda não têm “maturidade” para lidar com algumas situações e expressam seu descontentamento através da birra.
A birra costuma surgir a partir dos 6 meses e pode durar até os 6 anos. Situações como fome, cansaço, sono, falta de vontade para realizar determinadas tarefas, mudança de rotina ou algum pedido negado são os principais motivos da “explosão”.
Entender que a birra faz parte do desenvolvimento da criança e que não foi um erro no processo de educação, faz toda a diferença para você saber lidar.

O que fazer durante uma crise de birra?

•Acalma–se e respire fundo! Você é o melhor exemplo para seu filho;

•Se abaixe na altura da criança . Ela precisa se sentir segura e ter alguém olhando nos olhos dela;

•Acolha, respeite e fale sobre sentimentos! Ensine a criança a fazer o mesmo;

•Faça perguntas que estimulem a criança pensar em solução . Perguntas ajudam a criança a ativar o lado mais racional do cérebro . ” Quais brinquedos você tem em casa parecido?”

O que não fazer?

•Evite ceder a birra e choros, pois eles começam a tomar isso como comportamento padrão, sabendo que assim conseguiram o que querem; .

•Nunca rotule a criança. Não diga que seu filho é birrento ou que ele é terrível. Isso só fará com que ele se comporte como tal;

•Bater e xingar nunca são uma boa opção;

As birras tendem a desaparecer por conta própria. Quando as crianças crescem, elas amadurecem, ganham autocontrole, aprendem a cooperar, a se comunicar e a lidar com a frustração. Esta fase vai passar, acredite!

*Maristela Cristina Bedinotti Guadagnin (CRP. 06/107985) é Psicóloga e Psicopedagoga e escreve no Jornal Cotia Agora. Pós graduada em Psicodiagnóstico e Avaliação Psicológica. Atua na área clínica desde 2012, realiza atendimentos presenciais e online, oficinas das emoções, orientação parental, palestras e workshops. É coautora dos livros “Relações: Conversando sobre a arte de relacionar-se” pela editora APMC e do livro: “Falando abertamente sobre a adolescência” pela DaPauta Editora.
Telefone: (11) 9-7082-1559 – Instagram: @psicomaristelaguadagnin