Psicóloga Fernanda Piva: Tratamento de gelo

Dar um gelo em alguém é um conjunto de comportamentos que tem como objetivo ignorar o outro, ou seja, ser/ estar indiferente a tudo que o outro fala ou faz.

Pode acontecer em qualquer tipo de relação, casal, amizades, pais e filhos, colegas de trabalho, parentes. É uma expressão de violência passiva e também um abuso psicológico disfarçado, pois machuca profundamente a pessoa que recebe essa indiferença.

Esse silêncio pode ser usado como meio de controle ou punição e isso é também um tipo de abuso. Esse tipo de comportamento é muito prejudicial para o outro.

E não representa nada de positivo para um relacionamento, essa falta de comunicação e tentativa de controle acaba por mostrar falta de maturidade, mesquinharia e falta de inteligência emocional.

A pessoa que sofre com esse tratamento de gelo, também pode vir a sofrer com sintomas físicos e psicológicos que pode causar muito estresse emocional e traumas.

*Fernanda Corrêa Piva Takeda – CRP 06/ 92210 – Psicóloga Clínica – Telefone: 9-9738-3350, escreve mensalmente no Jornal Cotia Agora. Facebook: https://www.facebook.com/fernandapivapsicologa/ – email: [email protected] – Consultório na Rua dos Manacás, 256, Jardim da Glória, próximo ao Colégio Rio Branco. Agende já sua consulta.