Psicóloga Fernanda Piva: Suicídio de crianças e adolescentes

Aproveitando o mês de setembro onde acontece a campanha do setembro amarelo, uma campanha brasileira de prevenção ao suicídio, iniciada em 2015, aproveitamos o período para falar sobre um assunto pouco comentado.

Você sabia que segundo os dados da OMS – Organização Mundial da Saúde, a morte auto provocada de jovens tem crescido em todo mundo.

Em média, dois adolescentes tiram a própria vida por dia. É muito importante, que pais, familiares , educadores e profissionais da saúde fiquem atentos aos sinais dados pelas crianças e adolescentes. Esse assunto ainda é considerado um tabu, e refletir sobre isso já é um grande passo.

Existem algumas hipóteses associadas ao suicídio infanto-juvenil entre elas podemos destacar:

-Uso abusivo da internet ( a facilidade das informações propicia alguns perigos e vulnerabilidades da geração digital)
– Uso de drogas e álcool
– Muito tempo em atividades solitárias como o videogame, o que acaba dificultando a criação de vínculos mais efetivos e de redes de apoio nas quais eles possam pedir ajuda
– Transtornos (principalmente a depressão)
– Esquizofrenia ( muitas vezes sem ter sido diagnosticada)
– Bullying
– Solidão, desesperança, falta de amor-próprio
– Violência doméstica ( psicológica, física, negligência e abuso sexual)
– Homossexualidade em um ambiente hostil

As vezes os pais estão tão desconectados dos filhos que nem conseguem perceber os sinais que eles dão. Quanto mais você conhecer seu filho, mais fácil será identificar quando algo não vai bem. Procure ouvir seu filho , conversar abertamente e expressar sempre preocupação, apoio e amor.

Não desqualifique jamais os sentimentos deles.

*Fernanda Corrêa Piva Takeda – CRP 06/ 92210 – Psicóloga Clínica – Telefone: 9-9738-3350, escreve mensalmente no Jornal Cotia Agora. Facebook: https://www.facebook.com/fernandapivapsicologa/ – email: [email protected] – https://www.instagram.com/p/B9AGjXIhjQr/?igshid=1lfftsdjpvs49 Consultório na Rua dos Manacás, 256, Jardim da Glória, próximo ao Colégio Rio Branco. Agende já sua consulta…