Psicóloga Fernanda Piva: Setembro Amarelo e a Adolescência – Porque os pais devem ficar atentos

Para fechar o mês, vamos falar sobre a campanha do setembro amarelo, e reforçar a importância de dialogar e conscientizar a população a respeito do tema.
Segundo os dados da OMS, houve um aumento de 60 % nos últimos 40 anos nas taxas de suicídio em nível mundial. E de 2002 a 2012, o número de suicídios em crianças e adolescentes subiu 40%, representa a quinta principal causa de mortalidade em todo o mundo.

Quanto menos se fala sobre o assunto, mais ele acontece e o problema cresce cada vez mais, em especial, tem ganhado força, na infância e na adolescência.

Lidar com crianças e adolescentes, é um grande desafio para os adultos. Precisa ter muita paciência, pois frequentemente eles irão desafiar a autoridade do adulto. Devemos entender que é um momento de transformação, e aos pais e familiares, cabe a tarefa de ajuda-los a passar por essa fase.

Fazer do ambiente familiar um lugar seguro, onde eles se sintam confiantes e protegidos, dessa forma, eles conseguem se expressar e a medida que se sentem ouvidos, se sentirão amados e respeitados.
Isso não quer dizer que não deva existir regras e limites, devem sim, mas ao mesmo tempo, muito dialogo, apoio e compreensão, para se tornarem no futuro, os adultos que desejam ser.

Não há uma única razão que explique a angustia e o sofrimento de quem decide por fim a vida. Imagine a intensidade do desespero de quem toma essa atitude.
A depressão aumenta cada vez mais em toda a população. O mundo está mais difícil, ao mesmo tempo que online estamos felizes, completos e cheio de amigos, na realidade muitas vezes, a situação é outra.

Fatores como competitividade, agenda lotada, falta de tempo, bullying, falta de autoestima, traumas, questões familiares, pressão o tempo todo, costumam ser algumas das motivações mais conhecidas. Além disso, as questões da própria idade. A mídia muitas vezes acaba atrapalhando, da mesma forma que é preciso muita conversa em relação ao sentimento dos jovens. O que para um adulto é normal, para eles, pode ter um enorme peso.
A qualquer sinal “diferente”, procure ajuda profissional.

*Fernanda Corrêa Piva Takeda – CRP 06/ 92210 – Psicóloga Clínica – Telefone: 9-9738-3350, escreve quinzenalmente no Jornal Cotia Agora. Facebook: https://www.facebook.com/fernandapivapsicologa/ – email: [email protected] Consultório na Rua dos Manacás, próximo ao Colégio Rio Branco. Agende já sua consulta.