Psicóloga Fernanda Piva: Quando o excesso de ciúmes se torna um problema

Ciúmes é o medo de perder alguém amado para uma terceira pessoa. Algumas pessoas o encaram como prova de amor, zelo ou valorização do parceiro. Outros o consideram uma prova de insegurança e baixa autoestima.

Já no ciúme patológico há o desejo inconsciente da ameaça de um rival, assim como o desejo obsessivo de controle total sobre os sentimentos e comportamentos do outro.

Os extremos da possessividade e da tentativa de controlar o outro são alertas para um tipo de ciúme patológico, que pode beirar o descontrole e ter consequências graves.

Nem todo mundo que sente ciúme é possessivo, mas todo possessivo e ciumento. Isso porque há uma espécie de ansiedade de abandono envolvida que torna a pessoa mais vulnerável. Por se sentir impotente, surge a necessidade de controlar o outro e se manter o mais próximo possível, o que dá ao parceiro a sensação de estar sendo sufocado.

Dessa forma, tentar exercer controle sobre o outro vem da incerteza – que é algo intolerável para o ciumento. Com isso, ele cria situações, observa detalhes e torna-se questionador sobre todos os passos que a outra pessoa dá, demonstrando sua possessividade.

Se chegar ao extremo de atitudes como vasculhar os pertences do parceiro ou até mesmo querer proibi-lo de sair sozinho e de manter suas amizades, é importante ficar atento ao alerta de um estágio avançado do ciúme, que pode ser considerado doentio e profundamente prejudicial.

*Fernanda Corrêa Piva Takeda – CRP 06/ 92210 – Psicóloga Clínica – Telefone: 9-9738-3350, escreve no Jornal Cotia Agora. Instagram: https://www.instagram.com/fernandapivapsicologa/
Facebook: https://www.facebook.com/fernandapivapsicologa/ – email: [email protected] – Consultório na Rua dos Manacás, 256, Jardim da Glória, próximo ao Colégio Rio Branco. Agende já sua consulta.