Psicóloga Fernanda Piva: Namoro e sexualidade na adolescência

A adolescência é uma fase cheia de novidades e descobertas , e o melhor presente que os pais podem dar para os filhos é uma boa comunicação e a educação sexual.

Diferente do que muitos pensam, a educação sexual não tem a ver com pornografia e promiscuidade, é muito mais do que isso, é preparar os adolescentes para a vida sexual de forma segura. Esse assunto ainda é um tabu na nossa sociedade e em muitas famílias, mas volto a enfatizar, que é melhor que essa conversa seja feita com os pais, do que aprender de outras formas e de maneira deturpada.

Inclusive um ótimo momento para transmitir os valores importantes da família. Procure agir sempre com naturalidade em abordar o assunto, você pode utilizar situações programadas ou quando surgir oportunidades, como por exemplo em alguma cena de um filme que estiver passando quando estiverem juntos.

Se apaixonar, gostar de alguém, e namorar é algo natural e esperado na adolescência. É muito importante conversar sobre o uso dos preservativos, e a importância da prevenção de DSTS e uma gestação indesejada.

Evite sempre crenças machistas ou homofóbicas, julgamentos e repressões, é fundamental ensinar o respeito por si, pelo seu corpo e pelo outro. Uma informação correta e precisa é capaz de evitar vários problemas futuros.

Se você tem dificuldades em conversar com seus filhos sobre esses assuntos, uma ajuda profissional pode te auxiliar nessa fase tão importante da vida deles.

Com carinho.

*Fernanda Corrêa Piva Takeda – CRP 06/ 92210 – Psicóloga Clínica – Telefone: 9-9738-3350, escreve mensalmente no Jornal Cotia Agora. Facebook: https://www.facebook.com/fernandapivapsicologa/ – email: [email protected] – https://www.instagram.com/p/B9AGjXIhjQr/?igshid=1lfftsdjpvs49 Consultório na Rua dos Manacás, 256, Jardim da Glória, próximo ao Colégio Rio Branco. Agende já sua consulta.