Psicóloga Fernanda Piva. Cutting: A automutilação em crianças e adolescentes

O que é esse termo cutting? Literalmente em inglês significa o ato de cortar.
São pequenos cortes pelo corpo e a tentativa de esconder das pessoas são os principais sintomas da automutilação.

Este comportamento começa como uma forma de aliviar a tensão ou angústia. A maioria dos pacientes relatam que “se cortam para aliviar uma sensação ruim”, alegando sentir raiva de si mesmo ou de outros, angústia, sensação de vazio, tristeza.

Normalmente os cortes são nos braços e nas pernas, e costumam esconder com as roupas, para que os pais não vejam, quanto mais cedo identificar, mais fácil de tratar. Fique atento aos sinais de seus filhos.

Alguns pacientes relatam, que quando se cortam, alivia a tristeza do que estão sentindo, porque sentem a dor física, porém isso, acaba virando um comportamento compulsivo na busca de aliviar a dor emocional. E pode se tornar um Vício. Se você conhece alguém passando por isso, oriente a buscar ajuda profissional. O psiquiatra pode verificar a necessidade de utilizar medicamento para diminuir a compulsão do comportamento, causada pelo círculo vicioso de desejar cortar-se para sentir o alívio da liberação de endorfina

A psicoterapia com um psicólogo é fundamental também no tratamento para identificar os fatores que levam o paciente a iniciar este círculo vicioso. A automutilação deve ser sempre tratada como uma demonstração de tristeza.

Com carinho,

*Fernanda Corrêa Piva Takeda – CRP 06/ 92210 – Psicóloga Clínica – Telefone: 9-9738-3350, escreve no Jornal Cotia Agora. Instagram: https://www.instagram.com/fernandapivapsicologa/
Facebook: https://www.facebook.com/fernandapivapsicologa/ – email: [email protected] – Consultório na Rua dos Manacás, 256, Jardim da Glória, próximo ao Colégio Rio Branco. Agende já sua consulta.