Psicóloga Fernanda Piva: Codependência emocional

Transtorno emocional de dependência excessiva de um indivíduo em relação ao outro.

Trata-se de uma condição que submete um indivíduo a aceitar comportamentos inconcebíveis e a ter que lidar com as consequências deles sem conseguir se afastar. Costuma colocar de lado seus desejos para satisfazer os desejos do outro, se sente sempre na obrigação de salvar o outro e acaba deixando de viver a sua própria vida

Causa uma sensação de estar preso em uma relação que gera uma sensação de dependência excessiva com relação ao outro; não é uma relação saudável.

Pode estar relacionado a sintomas como insegurança, medo do abandono e a necessidade de agradar sempre. Se você se identificou com o texto ou conhece alguém que está passando por uma situação assim, busque ajuda especializada.

O tratamento, nesse caso, fará muita diferença para que essa pessoa consiga ter mais qualidade de vida no futuro e possa ter um relacionamento saudável primeiramente com ela mesma.

Com carinho,

*Fernanda Corrêa Piva Takeda – CRP 06/ 92210 – Psicóloga Clínica – Telefone: 9-9738-3350, escreve no Jornal Cotia Agora. Instagram: https://www.instagram.com/fernandapivapsicologa/
Facebook: https://www.facebook.com/fernandapivapsicologa/ – email: [email protected] – Consultório na Rua dos Manacás, 256, Jardim da Glória, próximo ao Colégio Rio Branco. Agende já sua consulta.