Psicóloga Adriana Biem e 6 Dicas Para Se Sentir Mais Satisfeito E Feliz

1-PARE DE VIVER NO PASSADO

Saber olhar para frente usando o passado somente como local de referência é algo que certamente te deixará mais leve. Se vivermos no passado, não conseguimos perceber o presente como algo disponível para que possamos fazer dele o que quisermos. O presente é momento de decisões, de escolhas e de experiências novas, mas corremos o risco de não o aproveitarmos se a nossa mente vive lá atrás, presa em alguma experiência do passado. Essa experiência pode ser positiva ou negativa, mas de qualquer forma, deve permanecer onde aconteceu e só surgir para te relembrar os aprendizados que você teve com ela. Ficar preso ao passado é um sinal de comportamento neurótico e pode ser sinal de depressão.

2-NÃO PASSE A VIDA SE PREOCUPANDO COM O FUTURO

Do mesmo jeito que não podemos viver presos ao passado, viver com a mente no futuro também não é nada bom. Além de não conseguirmos também dessa forma aproveitar o presente, acabamos criando a ilusão de que conseguiremos controlar o que será da nossa vida daqui a 10 ou 20 anos, o que pode gerar grandes frustrações quando chegamos a determinado momento e vemos que todo nosso planejamento pode ter sido em vão. Ter alguma segurança financeira é sim importante, mas viver com a cabeça sempre à frente pode gerar uma ansiedade desnecessária que atrapalha o nosso bem estar no aqui e agora.

3-PARE DE QUERER TER RAZÃO SEMPRE

Aqui entra um pouco daquela questão: Você prefere ter razão ou ser feliz? Ninguém quer ficar perto de alguém que precisa ser o dono da razão sempre, alguém que não admite errar e que não pede desculpas pelos seus erros. Devemos sim mostrar a nossa opinião e se preciso, brigar por ela, mas querer ter razão sempre e em tudo faz com que você acabe sendo uma pessoa solitária, pois as pessoas começam a se afastar de quem não consegue estabelecer um bom diálogo. Muitas vezes ser simplesmente um bom ouvinte, é melhor do que querer impor a suas opiniões a torto e a direito.

4-APRENDA A ACEITAR MUDANÇAS

Tá aí uma coisa que vai acontecer, você querendo ou não. A vida é dinâmica, o mundo é dinâmico, e mudanças estão acontecendo o tempo todo. Aprender a aceitar mudanças é essencial, ainda mais nesse mundo que está mudando tão rápido. Em vez de ficar em um eterno lamento de “no meu tempo era melhor” ou algo do tipo, tente ver o que de bom existe agora, porque é aqui que você está. Eu diria ainda, que mais do que aprender a aceitar as mudanças, nós deveríamos aprender a querer mudanças, pois são elas que movem a nossa vida.

5-SAIBA CRIAR MOMENTOS ESPECIAIS

A vida pode ser muito pesada se a gente só for de casa para o trabalho e vice versa. Também não dá certo esperar sempre pelas férias ou finais de semana para conseguir ser feliz.

Todos os dias são únicos em nossas vidas e cada dia é um dia a menos. Por isso, é importante que saibamos criar momentos especiais sempre. Um sorvete na hora do almoço, um passeio de 15 minutos pelo parque, um jantar especial em casa, um banho mais demorado com um sabonete especial, um momento de leitura, uma brincadeira com o cachorro. Enfim, temos muitas oportunidades todos os dias de criarmos um momento de relaxamento, um momento que conscientemente estamos escolhendo para ser o nosso momento especial.

6-ESQUEÇA A NECESSIDADE DE APROVAÇÃO

Essa talvez seja a mais difícil de todas, mas também a mais importante. Mais difícil porque aqui acabamos envolvendo outras pessoas e o que elas acham de você. Os outros itens todos envolvem uma reflexão interna individual e essa aqui já se depara com o poder do outro em nossas vidas. Todos querem ser queridos e admirados, mas necessidade de aprovação acaba sendo muito prejudicial para o nosso desenvolvimento. Algumas pessoas não conseguem comprar uma roupa se não tem alguém para dar um palpite e algumas vezes acabam tomando decisões baseadas no “querer” que não é seu. Necessidade de aprovação é algo que a criança precisa quando está entendendo o mundo e aprendendo sobres regras e limites, mas quando a gente cresce, o esperado é que já tenhamos criado uma identidade na qual nos reconhecemos e seguimos sem precisar do aval de ninguém. As pessoas que mais fizeram diferença no mundo foram chamadas de “loucas” por muitos e várias vezes. Faça uma busca interna para saber se você aprova o que faz. Se a resposta for positiva, busque ficar em paz e continue o seu caminho.

 

*Adriana Biem é psicóloga e escreve quinzenalmente no Jornal Cotia Agora – Telefone: 9-9495-2141 – adrianabiempsicologa.com.brEmail: [email protected]