Psicóloga Adriana Biem: Desmistificando a Psicoterapia

*

Acredito que a maioria das pessoas tenha conhecimento, que juntamente com a psiquiatria, a psicoterapia ajuda no cuidado de diversos transtornos e síndromes de fundo psíquico e emocional. Depressão, síndrome do pânico, transtorno bipolar, transtorno obsessivo compulsivo (TOC) entre outras doenças especificadas pelo DSM (Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais).

O intuito desse texto é mostrar que você, que não tem nenhuma dessas doenças, não foi diagnosticado com nenhuma síndrome ou transtorno mental de maior gravidade e passa longe do consultório do psiquiatra, também pode se beneficiar e muito, do processo psicoterapêutico.

A ideia é também sair de alguns clichês como: “quem vai ao psicólogo é louco”, ou “converso com um amigo que dá no mesmo” ou ainda “vou pagar para bater papo?”, frases que muitas pessoas cismam em reproduzir irresponsavelmente por aí.

Compartilhar conflitos e dúvidas com alguém já pode ser de grande ajuda no início do processo, e é aí que a psicoterapia pode ser confundida com uma simples conversa com um amigo, mas o processo vai muito além. O falar alivia, mas não cura, a escuta sim pode ser de grande valia para o outro, e a escuta de um profissional é bem diferenciada da escuta de uma pessoa do nosso convívio. Mais do que a fala, é a comunicação que faz a diferença e esse é um outro benefício da psicoterapia que além de melhorar a própria comunicação do paciente, nos ajuda a entender melhor a comunicação de quem nos rodeia, ver além do óbvio.

Dentro de um consultório, podemos refletir a respeito de nossas escolhas, achar uma melhor forma de lidar com os sentimentos, compreender alguns modos de vinculação, ressignificar questões importantes do passado que ainda nos incomodam, entender porque parece que determinadas questões se repetem muitas vezes nas nossas vidas e conseguir quebrar esse padrão, eleger prioridades de questões que precisamos trabalhar quando a nossa vida parece um turbilhão de sensações, resgatar a autoestima, tomar decisões de forma mais consciente, responsabilizarmos pelos nossos atos e com isso conquistar um crescimento pessoal, lidar com luto, inseguranças profissionais e pessoais, aprender a lidar melhor com mudanças, além de auto conhecimento e muitas outras questões que tenho certeza que fazem parte da vida de todos.

Impossível você não ter se identificado com nada do que escrevi ali em cima, é quase certo que você passa ou já passou por uma ou mais situações citadas e não soube como lidar, ficou perdido sem saber o que fazer e não sabia onde procurar ajuda.

Sim, você já precisou de um psicólogo e nem soube.

Ansiedade é uma palavra que está na boca de todo mundo o tempo todo e as pessoas acabam achando normal senti-la, acostumando-se com as sensações decorrentes dela. Coração acelerado, suor excessivo, noites mal dormidas, preocupação demasiada, tensão muscular, entre outros sintomas.

Trânsito, violência, stress e pressão no trabalho, desemprego. Todas essas situações causam stress e podem ser trabalhadas e aliviadas em sessões de psicoterapia com profissional qualificado.

Mas então todo mundo que passa por isso precisa fazer terapia? Não necessariamente. Existem pessoas que conseguem ter mais recursos internos para lidar com esse tipo de situação, mas às vezes essas situações extrapolam a nossa capacidade de compreensão e lidar com elas se torna extremamente difícil e custoso, pois acaba  atrapalhando nossas atividades diárias. Nesse caso, a psicoterapia pode ser um bom caminho. Caminhar juntamente com um profissional competente quando não estamos conseguindo caminhar sozinhos, talvez seja a escolha certa a se fazer.

A OMS (organização mundial de saúde) define saúde do seguinte modo: “um estado de completo bem estar físico-mental e social e não somente ausência de afecções e enfermidades”.

Será que você está saudável?

*Adriana Biem uma psicóloga que está tentando ser cronista – Telefone: 9-9495-2141 – adrianabiempsicologa.com.brEmail: [email protected]