Proteste encontra inseto em teste com marcas de café

Na segunda-feira (17) a PROTESTE, Associação de Consumidores, divulgou o teste realizado com marcas de cafés. Foram avaliados 20 lotes de café torrado e moído tradicional, com o intuito de determinar a qualidade dos produtos vendidos nos supermercados.

Os café analisados foram:
Aro, Bom dia;
Bom Jesus;
Caboclo;
Café Brasileiro;
Café Pelé;
Canaan;
Canecão;
Capital;
Carrefour;
Diplomata;
Giro;
Jardim;
Maratá;
Melitta;
Moka;
Pilão;
Pimpinela;
Qualitá;
3 Corações.

O teste foi realizado por Laboratório devidamente credenciado junto ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento . A metodologia seguiu às legislações aplicáveis conforme a Anvisa – Agência Nacional de Vigilância Sanitária.

Rotulagem

No atributo rotulagem foi verificado se as informações contidas na embalagem estavam de acordo com a legislação vigente. De um modo geral, os rótulos foram bem avaliados. Entre os lotes de café analisados, somente a Canaan não trazia o modo de conservação do produto. O café Jardim foi a única marca que não possuía o Selo de Pureza Abic – Associação Brasileira das Indústrias de Café em seu rótulo. O Selo de Pureza certifica que o produto é puro, sem adulteração ou misturas, oferecendo segurança alimentar, qualidade e respeito ao consumidor.

O café da marca Canecão denominava-se como “puro e natural” na frente da embalagem. De acordo com o regulamento da Anvisa, o uso de vocábulos como “natural”, “puro” e outros não é permitido, mesmo que a informação seja verdadeira.

Além disso, os lotes das marcas Capital, Canaan, Pimpinela, Canecão, 3 Corações e Jardim não indicaram nos rótulos o tempo de validade após aberto. Essa informação, não é exigida por lei, mas a PROTESTE julga importante, uma vez que auxilia o consumidor.

Higiene

As análises de higiene do café são de fundamental importância para verificar se o alimento está apto para o consumo ou se apresenta risco à saúde do consumidor. Nesse quesito, todas as amostras trouxeram o produto correto – grãos de café torrados e moídos – em sua composição. Em relação aos padrões microbiológicos, todas as amostras atenderam à legislação vigente.

Entretanto, os lotes dos cafés Bom Dia, Canaan e Jardim apresentaram impurezas macroscópicas (cascas e paus) acima do preconizado pela legislação (1%), sendo detectado ainda, em um deles (Bom Dia), fragmentos de insetos superior ao que é previsto (60 fragmentos). Além disso, foi encontrado 1 inseto inteiro no lote analisado da marca Carrefour, o que não é permitido pela legislação.

Características físico-químicas

De acordo com a Anvisa, os cafés torrados e moídos devem apresentar no máximo 5% de umidade, pois quanto menor a umidade do café, melhor a sua conservação. Em sua maioria, as amostras de café apresentaram menos de 4% de umidade. Contudo, as marcas Bom Dia, Canaan, Aro, Pilão, Café Brasileiro, Café Pelé, Caboclo, Diplomata e Jardim, apresentaram valores próximos ao limite recomendado, entre 4% e 4,5%. Ainda assim, estão em conformidade com as determinações da Anvisa.

Em relação ao teor de cafeína e a presença de substâncias perigosas para a saúde, como a ocratoxina A (substância potencialmente cancerígena), todas as marcas estiveram em conformidade com a legislação.

Análise sensorial

Um grupo selecionado e treinado de provadores realizou a análise sensorial do café seguindo a metodologia validada pela Abic e verificou a Qualidade Global da bebida. O que determina a Categoria de Qualidade do Café é a faixa de nota final obtida pelo produto, numa escala de 0 a 10.

De acordo com a sua qualidade, os cafés são classificados, do melhor para o pior, como Gourmet (7,3 a 10), Superiores (6,0 a 7,2), Tradicional (4,5 a 5,9) e não recomendável para o consumo (0 a 4,5). A faixa da nota de qualidade global é obtida através da análise do conjunto da fragrância do pó, aroma, defeitos, acidez, amargor, sabor, sabor residual, adstringência e corpo da bebida.

Nesse quesito, todas as amostras avaliadas foram consideradas de qualidade Tradicional. De acordo com a ABIC, os cafés tradicionais são para o consumo do dia-a-dia, com custo menor. As marcas que tiveram a melhor avaliação global em relação à análise sensorial foram: Pimpinela, Qualitá, 3 Corações e Mellita. Já o café Jardim recebeu a menor nota de qualidade global nessa análise ou nesse quesito no nosso teste de cafés.

Resultado final do teste de cafés

O café torrado e moído da marca Melitta foi considerado o Melhor do Teste, e tivemos mais 13 marcas com excelente qualidade. Aqueles que quiserem pagar um pouco a menos, comprando cafés tão bons quanto o Melhor do Teste por um preço menor, podem optar pela marca com o título de Escolha Certa.

Confira o teste completo no site da PROTESTE: www.minhasaude.proteste.org.br