Projeto Educando, da GCM de Cotia chega a 27 mil formados

O Projeto Educando forma nesse primeiro semestre de 2019, 1.100 alunos, chegando assim um total de 27.000 alunos formados desde sua criação. Hoje o Projeto Educando atende 13 escolas municipais de Cotia e está realizando a 26ª formatura.

O Projeto Educando foi elaborado em janeiro de 2006, dentro do atual contexto de violência aliado ao uso indevido de drogas, bem como a ausência de valores nas famílias e comunidade escolar.

Sua regulamentação foi pela Lei 1466/2008 e regimentada pelo Decreto: 7328/2012. Tornando a Secretaria Municipal de Segurança Pública o orgão responsável por coordenar e integrar as ações da Guarda Civil de Cotia. O Projeto Educando atua nas ações de prevenção da violência e da criminalidade de acordo com as normas contidas na “Matriz Curricular Nacional para as Guardas Municipais”, elaborado pelo Ministério da Justiça – Secretaria Nacional de Segurança Pública – SENASP, desempenhando um importante papel em atividades sócio- educativas.

O maior objetivo do Projeto Educando é levar conhecimento sobre as drogas e a violência, para crianças do 5º ano das escolas municipais de Cotia, de maneira que elas saibam num futuro próximo fazer as suas escolhas com sabedoria e conhecimento. Os orientadores do Projeto Educando são guardas civis de Cotia, profissionais preparados e treinados para mostrar que a categoria policial não é somente repressiva e sim apresentando-se como um amigo deixando um modelo positivo aos estudantes, resgatando a imagem de todas as instituições e/ou corporações policiais.

Os orientadores do Projeto Educando em relato disseram que “Acreditamos estarmos dando nossa contribuição para que vidas que estão se iniciando, não caiam na falsa ilusão do mundo das drogas e da violência”.

Atual equipe Projeto Educando: Coordenador e instrutor GC Classe Especial Kiihl, coordenadora e instrutora GCF 1ª Classe Natalina, instrutor GC 1ª Classe Erik, instrutor GC 2ª Classe Renato e instrutor GC 2ª Classe Samuel.