Projeto de Lei quer que governo de SP distribua vacina para leucemia felina

O Projeto de Lei 819/2021 foi publicado no Diário Oficial da Assembleia Legislativa de São Paulo na última semana e prevê que o Governo do Estado distribua gratuitamente a vacina para leucemia felina (FeLV) na cobertura vacinal para gatos domésticos.

De autoria do deputado estadual Bruno Ganem (Podemos), o PL já foi quatro vezes para a pauta de votação, mas até o momento não teve aprovação do plenário e segue tramitando.

O deputado justifica O PL: “Como a FeLV é transmitida exclusivamente entre gatos, a ampliação da oferta de vacinas é essencial para reduzir a circulação do vírus entre os animais, prevenindo-se a contaminação e poupando os gatos dos sofrimentos provocados pela doença.
A FeLV é provocada por um vírus que pode ser transmitido por meio de secreções como saliva, fezes, leite e urina de gatos infectados, causando imunidade baixa e risco de desenvolver tumores. A doença pode ser assintomática no início, mas apresentar sinais como febre, aumento dos gânglios, dificuldade respiratória, anemia, problemas estomacais e nas gengivas, entre outros. Para ter o diagnóstico, é preciso fazer exames de sangue específicos solicitados por um médico veterinário. Além disso, a distribuição gratuita também se revela imprescindível para atender às necessidades de uma significativa parcela da população que não possui condições financeiras para arcar com os custos da vacinação na rede particular de atendimento veterinário, de modo a assegurar que a cobertura vacinal tenha a amplitude necessária e possa alcançar o maior número possível de animais, tornando a vacinação mais eficiente”.