Projeto de Lei estadual quer classificar Cotia como ‘Município de Interesse Turístico’

Por Bruna Santana – Repórter Cotia Agora

Um Projeto de Lei (452/2021), de autoria do deputado estadual André do Prado (PL) quer classificar Cotia como município de interesse turístico. Caso o PL passe pela Assembleia Legislativa, Cotia recebe verba do Funtur – Fundo de Melhoria dos Municípios Turísticos do Estado de São Paulo.

Para o município receber o título de estância ou MIT (Município de Interesse Turístico) deverá atender os requisitos e condições descritas em lei e só então poder ter acesso aos recursos.

A justificativa do deputado é de que Cotia tem um forte potencial turístico e, com a classificação, poderá receber verbas específicas para que a prefeitura explore os espaços, como cachoeiras, turismo religioso, turismo gastronômico, os três parques cotianos (Jequitibá, Cemucam e Teresa Maia) e ecoturismo, o turismo rural, de esportes radicais e hípicos, de melhor idade, de compra de produtos agrícolas e paisagismo, entre outros.

“Por todos seus atributos arquitetônicos e naturais, por todas suas atrações turísticas e pelo seu potencial turístico que ainda pode desenvolver-se mais, o Município de Cotia é merecedor da classificação proposta”, disse André.

O PL foi publicado no Diário da Assembleia nesta quarta-feira (4) e ainda não tem data para ser colocado em pauta e votado pelos deputados estaduais.