Projeto de deputado de Cotia propõe ampliar horário de funcionamento dos bancos

Clientes e usuários de serviços bancários e instituições financeiras há tempos reclamam e pedem para que o horário de atendimento ao público seja ampliado.

Hoje os bancos funcionam das 10 às 16h em São Paulo e, em casos de cidades menores, como Cotia, é das 11 às 16h, com exceção de algumas agências que abrem um pouco mais cedo.

O Banco Central determina que o horário mínimo de atendimento ao público, no caso dos bancos múltiplos com carteira comercial, de bancos comerciais e da Caixa Econômica Federal, seja de 5 horas por dia de forma contínua.

O órgão também determina que independente do horário adotado pelos bancos, essas 5 horas precisam atender um período específico que é das 12 às 15 horas no horário de Brasília.

Um Projeto de Lei do deputado Estadual de Cotia, Márcio Camargo (PSC), propõe a ampliação desse horário em todo o estado. A ideia é que as portas das instituições bancárias abram as 8 e o expediente encerre às 18h.

 

Não é a primeira vez que esta proposta é feita. Em 1999 ela já entrou na pauta, foi aprovada por unanimidade pelos deputados, mas não foi sancionada pelo então governador Mário Covas.

Entendemos que a presente propositura se faz presente hoje em 2016, principalmente por termos hoje uma outra realidade, um outro momento de nossa economia. Atualmente nossa população clama cada vez mais por melhores serviços aos consumidores, além de termos um trânsito de veículos também maior nas ruas, fatos que exigem maior flexibilidade nos horários de serviços e do comércio. O crescimento da economia nos últimos anos exige uma nova dinâmica e avaliação dentro deste novo momento para esta iniciativa ser aprovada”, diz trecho da justificativa do Projeto de Lei 411/2016.

O Projeto espera a aprovação dos demais deputados e, caso passe, a assinatura do governador Geraldo Alckmin. Por outro lado, a Febraban (Federação Nacional dos Bancos) e sindicatos das categorias já demonstraram em outras oportunidades que são contra a ampliação do horário.