Proibição de fogos de artifício em Cotia entra em vigor nesta semana e Prefeitura não divulga ações

Um Projeto de Lei anunciado em 2018 e que virou lei em 2019 causou polêmica na cidade e os leitores do Jornal Cotia Agora discutiram muito nas redes sociais sobre o tema.

Mais de 90% das pessoas que seguem nosso portal no Facebook, Twitter e Instagram aprovaram a lei que proíbe fogos de artifícios barulhentos na cidade e os relatos e discussões sempre envolviam o transtorno que os rojões e afins causam em animais, idosos, pessoas com problemas de saúde.

A lei foi publicada em 12 de abril e, segundo a Prefeitura de Cotia, passa a vigorar 90 dias depois, ou seja, na próxima sexta-feira.

Mas, entramos em contato com a Prefeitura na semana passada para saber as ações que serão implantadas para o cumprimento da lei e não obtivemos resposta.

O descumprimento da Lei acarretará ao infrator a multa de R$ 2.000,00, valor que será dobrado na hipótese de reincidência num período inferior a 30 dias.

O que ainda não ficou estabelecido é como será a fiscalização e quem a fará, assim como ainda não se sabe se terá um telefone exclusivo para denúncias ou se o canal para a população será a Guarda Civil.

A proibição de rojões e similares já vem acontecendo em diversas cidades brasileiras. No último réveillon oficial de São Paulo, pela primeira vez não teve fogos barulhentos.

O que se espera é a conscientização dos problemas provocados pelo barulho dos fogos, que atinge idosos, pessoas com problemas psíquicos, autistas, bebês, além dos animais, principalmente cães e gatos.