Profissão do futuro: salvar vidas com o uso da tecnologia

Profissionais de Engenharia Biomédica são cada vez mais requisitados no mercado de saúde, com perspectivas de crescimento em todo o mundo

Implantes 3D que podem devolver a esperança para quem tem paralisia; olho biônico que promete ajudar cegos; plataformas de telemedicina que usam inteligência artificial capaz de capturar a pressão, saturação e frequência cardíaca do paciente mesmo a distância. Esses são apenas alguns exemplos reais de como a tecnologia pode transformar o futuro da saúde, melhorando os tratamentos e a vida das pessoas.

Durante a pandemia, ficou claro que tecnologia e saúde estão cada vez mais interligadas. Prova disso, foi o crescimento das healthtechs (startups do segmento de saúde) que dispararam. Somente no mercado brasileiro, houve um aumento de 118%, passando de 248 para 542 empresas do setor, segundo relatório do “Distrito HealthTech Report 2020” em comparação com o ano de 2018 e 2020.

“Com a pandemia do coronavírus, o mundo inteiro percebeu a importância dos equipamentos tecnológicos para os cuidados com a saúde. Seja para medir o nível de oxigênio no sangue, a temperatura corporal, auxiliar na respiração, monitorar todas as informações vitais em uma UTI de hospital e realizar consultas por telemedicina, entre diversas outras aplicações”, afirma o professor do curso de Engenharia Biomédica da Uninter, Ederson Cichaczewski.

Porém, a escassez de profissionais nessa área preocupa a sustentabilidade do mercado. Estima-se que, atualmente, exista no Brasil mais de 50 mil estabelecimentos em busca de Engenheiros Biomédicos para a criação e desenvolvimento de novos produtos, além da manutenção dos já existentes. Com tudo, existe pouco mais de 500 profissionais da área registrados no conselho de classe, o CREA – Conselho de Engenharia e Agronomia.

Para se ter uma ideia, cada hospital tem um setor chamado de Engenharia Clínica, que é onde o Engenheiro Biomédico pode atuar. No Brasil, existem cerca de 6.500 hospitais e um déficit expressivo de profissionais. Porém, o campo de atuação dos Engenheiros Biomédicos vai muito além de hospitais, podendo atuar em desenvolvimento de equipamentos médicos e sistemas de saúde, manutenção especializada, vendas técnicas, treinamento dos profissionais de saúde para uso das tecnologias, instituições de ensino, laboratórios de ensaio e calibração, laboratórios de testes de certificação, entre outros.

O salário médio anual de um Engenheiro Biomédico no Brasil pode chegar a 90 mil reais. Nos Estados Unidos, o valor anual é de 90 mil dólares, levando em conta a cotação atual da moeda, daria mais de 400 mil reais por ano. Com as novas oportunidades de trabalho remoto, é possível ser contratado por empresas no exterior sem ter que sair do Brasil.

Formação em Engenharia Biomédica

O Centro Universitário Internacional Uninter, uma das maiores instituições de educação a distância do Brasil, acaba de lançar a graduação em Engenharia Biomédica, ofertado em mais de 450 polos em todo o país. O objetivo da instituição é democratizar o acesso à formação profissional nessa área, contribuindo com o mercado de saúde e tecnologia.

Mesmo sendo um curso a distância, os alunos terão todo o suporte para as práticas da profissão com o recebimento de laboratórios portáteis individuais, contendo instrumentos e componentes para as atividades curriculares. Além disso, os polos possuem infraestrutura de laboratórios para receber os alunos em encontros presenciais.

Mais informações sobre o curso: https://www.uninter.com/graduacao-ead/bacharelado-em-engenharia-biomedica/