Professores e Prefeitura de Cotia dialogam, mas greve não está descartada

Cerca de 400 profissionais da rede de ensino municipal se reuniram em frente à Prefeitura de Cotia na manhã desta quarta-feira.

Na pauta, várias reivindicações para o prefeito Carlão Camargo, que não estava na prefeitura no momento do manifesto, e a ameaça de possível paralisação por tempo indeterminado.

Os profissionais, na maioria professores, explanaram os problemas que a rede municipal de ensino tem passado nos últimos meses. A falta de estrutura nas escolas, ausência de produtos de limpeza e higiene e as promessas não cumpridas em relação aos professores (Plano de carreira, aumento salarial, licenças prêmio) foram alguns dos temas levantados na manhã desta quarta.profis2

Uma comissão de professores esteve reunida com o secretário de Gabinete, José Lopes e a secretaria de Educação, Geslayne Camargo.

Sobre a falta de material nas escolas e os problemas relatados, o secretário José Lopes disse à comissão que mandará averiguar e enviará os produtos faltantes e que há atrasos em licitações.

Com relação à paralisação desta quarta, o dia não será descontado, mas os professores terão que repor. A greve não está descartada, segundo representantes da classe.

No dia 6 de março haverá nova assembleia na Apeoesp (Sindicato dos Professores
do Ensino Oficial do Estado de São Paulo).

Veja nota da comissão de professores:

A comissão de professores junto com representantes dos auxiliares foi recebida por José Lopes Filho. do Gabinete do Prefeito. Registra-se que a prefeitura havia dito que não mais receberia a comissão, mas foi obrigada a fazê-lo diante da pressão de centenas de manifestantes.

A comissão voltou a cobrar a pauta de reivindicações e acrescentou as especificidades dos auxiliares e a demanda de não haver prejuízo para quem aderiu à paralisação.

A prefeitura respondeu:

-Havendo reposição não haverá prejuízo para quem paralisou. A forma de reposição deve ser combinada nas escolas.

-A Secretaria de Educação receberá em março uma comissão específica dos Auxiliares para tratar das suas demandas.

-Haverá convocação de secretários aprovados no concurso.

-Acontecerá realocação de funcionários de outros setores da prefeitura para as escolas.

-Realização de reuniões periódicas entre a comissão e a Secretaria de Educação. Próxima reunião será na segunda semana de abril, quando anunciarão o cronograma de pagamento dos benefícios atrasados.

-Compromisso de não deixar mais atrasar o pagamento de benefícios.

-Sobre os demais pontos de reivindicações não houve novidades.

Diante disso, é fundamental a participação de todos e todas na assembleia da Educação Municipal de Cotia a ser realizada em 06 de março, às 19h, na subsede da Apeoesp Cotia.

Comissão de professores

Apoio – APEOESP e Intersindical

profis3 profis4