Professora é suspeita de sequestrar aluna de 16 anos em Piedade

Mulher diz que foi obrigada a planejar ação porque também foi sequestrada. Garota foi encontrada dopada em uma área de mato em Piedade.

Uma professora de 51 anos foi presa nesta quarta-feira (6) suspeita de sequestrar uma adolescente, de 16, em Piedade. O caso foi apresentado na manhã desta quinta-feira (7), na Delegacia Seccional em Sorocaba. De acordo com o delegado titular de Piedade, Oscar Garcia Machado Júnior, Vera Lúcia Stelzer foi a responsável por ameaçar e manter a garota em cativeiro na própria casa. Além disso, a professora ainda teria forjado o próprio sequestro.

O crime aconteceu no dia 30 de junho, no centro da cidade. Aos policiais, a garota disse que recebeu uma ligação da professora dizendo que tinha uma atividade na escola. No meio do caminho, ela foi abordada por Vera, que dirigia um veículo e estaria usando uma peruca e óculos escuros.

Apesar da tentativa de disfarce, a adolescente reconheceu a professora e entrou no carro. A mulher teria alegado que passaria para buscar outra garota em um bairro afastado da cidade, o que não aconteceu. Neste momento, a jovem teria sido ameaçada e obrigada a tomar um líquido não identificado, que a deixou desacordada. Na sequência, a professora teria usado o celular da vítima para ligar para a família dela e pedir um resgate de R$ 70 mil.

Cativeiro
Segundo as investigações da polícia, o cativeiro da adolescente foi a própria casa da professora no bairro Vila Olinda. Após levar a menor para o local, a mulher teria ido até o salão de beleza da família e alegado que estava preocupada com o desaparecimento da garota. A intenção, de acordo com a polícia, era fazer uma “sondagem” no local.

No entanto, a jovem foi encontrada por volta das 23h dopada e enrolada em um cobertor em um matagal no bairro Jardim Roseiras. Ela, que disse não se lembrar de nada, deverá passar por exames para comprovar se foi vítima de abuso sexual. As roupas, uma faca, e uma toalha foram apreendidas pela polícia. O líquido usado para dopar a adolescente passará por análise.

Professora diz que foi sequestrada
Ainda conforme a polícia, a mulher negou o crime e afirma ter sido “obrigada” a planejar a ação, já que ela que teria sido sequestrada primeiro. Vera foi levada ao hospital com ferimentos de faca nos pulsos e queimaduras na barriga, que ela disse terem sido provocados pelos sequestradores que a deixaram na casa dela e fugiram pela janela. Já a polícia afirma que a análise dos ferimentos mostram que a própria professora teria se machucado.

“Diversos pontos da história dela não são criveis porque ela diz que foi feita refém dentro da própria casa, mesmo com outras pessoas que não viram qualquer movimentação”, diz o delegado Mario Ayres, do grupo antissequestro da Delegacia de Investigações Gerais (DIG) de Sorocaba.

Para a polícia, ela disse que também foi abordada por quatro pessoas no caminho da escola. Os “sequestradores” teriam obrigando-a a ir até salão e abordar a família da jovem. No entanto, toda a história é desmentida pela polícia.

A motivação do sequestro ainda não foi esclarecida pela polícia, que investiga até um possível  crime passional. “Todas as linhas estão sendo checadas, mas isto não está claro. Até por isso, solicitamos a prisão da suspeita”, explica o delegado. Para Ayres, Vera teria agido sozinha.

A mulher foi presa temporariamente por 30 dias e encaminhada à Cadeia Feminina de Votorantim. Ela deve ser indiciada por extorsão mediante sequestro, com pena de 12 a 20 anos de prisão.

Por Jomar Bellini – G1