Produção de grãos em Cotia ultrapassa 320 toneladas, diz IBGE

O município de Cotia registrou uma produção de quase 323 toneladas de grãos, segundo o Censo Agro do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

De toda a sua produção, somente o plantio do milho em Cotia rendeu uma safra de 322,9 toneladas. As informações foram obtidas pela reportagem do Giro S/A Digital na base de dados desenvolvida pelo IBGE para atualizar o panorama dos pequenos produtores rurais em todo o país.

A segunda cultura de maior destaque entre os produtores é o plantio de mandioca, que teve uma produção de 34,7 toneladas em Cotia.

Com o resultado do levantamento do IBGE, os governos do Estado, federal e prefeituras poderão ter acesso à informações detalhadas sobre o panorama do agronegócio nos municípios e a partir disso melhorar e criar políticas públicas adequadas à realidade de cada região.

Em Cotia, foram registrados 183 estabelecimentos agropecuários. Agora, o Poder Público terá um cenário atualizado das receitas e despesas na produção, crédito e seguro rural, proteção de mananciais, conservação da fauna e flora, situação social e familiar dos trabalhadores do campo, entre outros temas como técnicas de produção e o uso de agrotóxicos.

O Censo Agro aponta que aumentou em mais de 20% o número de produtores rurais que utilizam agrotóxicos na lavoura. Em números absolutos, o número de estabelecimentos que usam este tipo de substâncias saltou de 1,39 milhões em 2006 para 1,68 milhões em 2017. Em Cotia, dos 183 estabelecimentos pesquisados, 118 utilizam agrotóxicos.

Por Gustavo Bornwinnson – Jornal Giro S/A