Procon alerta para diferença de preços de remédios e a importância da pesquisa

Pesquisa de medicamentos do Procon revela diferença de até 1207,34% no interior paulista e 1201,13% na Capital e Grande SP

A conclusão é da pesquisa realizada pelos Núcleos Regionais da Fundação Procon, em 98 farmácias e drogarias de 12 cidades do interior paulista. As diferenças chegam a 1207,34%.

Entre os medicamentos de referência, a maior variação foi do Amoxil (Amoxicilina), 500 mg, 21 cápsulas, da Glaxosmithkline, apresentou variação de 373,17%. O custo variou entre R$ 15,47 e R$ 73,20.

A média dos preços dos genéricos em comparação aos de referência, nos municípios paulistas, teve a maior diferença de 55,86% e a menor de 50,18%.

Dicas do Procon para compra de medicamentos

Antes de pesquisar os preços é importante que o consumidor consulte a lista de Preços Máximos (PMC) dos medicamentos disponível no site da Anvisa (www.anvisa.gov.br). A consulta também poderá ser efetuada nas listas de preços que devem estar disponíveis ao consumidor nas farmácias e drogarias.

No ato da compra o consumidor deve verificar se o prazo de validade, o número do lote e a data de fabricação que constam na caixa do medicamento são iguais aos marcados nas cartelas ou frascos. Além disso todo medicamento deve possuir o número de registro no Ministério da Saúde. A compra de medicamentos sempre deve ser prescrita pelo médico.