Primeiro trimestre em Cotia teve apenas seis casos confirmados de dengue

Finalmente a Vigilância Epidemiológica do Estado divulgou os dados sobre a dengue em São Paulo, com sete dias de atraso, referente ao mês de março.

Também houve uma atualização referente ao mês de fevereiro, já que, como publicou o Jornal Cotia Agora, apenas um caso havia sido registrado, porém, mais três foram incluídos no relatório.

No mês de janeiro teve três notificações e nenhum caso confirmado. Já em fevereiro, sete notificações e quatro casos (2 autóctones, ou seja, contraído na cidade e 2 importados) e em março, nove notificações e dois casos, ambos autóctones

Em 2021 ainda ocorre a circulação do tipo 2 do vírus dengue. Assim, mesmo quem já teve dengue tipo 1, por exemplo, está suscetível a infecções, o que contribui para o aumento de casos e até mesmo para a ocorrência de quadros clínicos mais graves.

Conforme diretriz do SUS – Sistema Único de Saúde, o trabalho de campo para combate ao mosquito Aedes aegypti compete primordialmente aos municípios. O Estado presta apoio técnico, coordena ações e capacitações e com diagnóstico, por meio do Instituto Adolfo Lutz. O enfrentamento ao Aedes é uma tarefa contínua e coletiva, fundamental para evitar focos do mosquito, uma vez que cerca de 80% dos criadouros estão em residência.