Primeiro piloto profissional do Brasil, Bird Clemente receberá título de cidadão cotiano

Um antigo piloto de carros e morador de Cotia vai ser congratulado com o título de cidadão cotiano. Bird Clemente, 83 anos, foi um automobilista, tendo disputado diversas provas entre as décadas de 50 e 70 no Brasil.

Nascido em 23 de dezembro de 1937, recebeu este nome do pai, em homenagem ao almirante Richard Bird, conquistador do Polo Sul.

Aos 18 anos, Bird ingressou na Universidade Presbiteriana Mackenzie, no curso de agrimensura, onde conheceu Tito Livio, cujo irmão Eugênio Martins já competia em provas com carros.

Daí em diante foi um passo para começar a frequentar o mundo do automobilismo, principalmente a oficina de Cláudio Daniel Rodrigues, um ponto de encontro dos apaixonados por corridas da época.

Foi nesse meio que ficou conhecendo um grande amigo, o saudoso Luiz Pereira Bueno, com quem participou de sua primeira corrida, a 2ª Mil Milhas com um Fiat Milecento, que tinha ainda João Batista Carneiro na equipe, mas Bird apenas treinou com o carro, uma vez que o mesmo quebrou logo no começo da prova.

Bird foi capa da Revista 4 Rodas nos anos 70

Integrou as equipes Vemag e Willys, esta última na condição de piloto profissional, pilotando uma Berlineta Interlagos, ao lado de Wilsinho Fittipaldi e Catharino Andreatta, tricampeão das Mil Milhas Brasileiras.

Ficou conhecido por seu estilo arrojado e uma habilidade ímpar em deixar o carro derrapar nas quatro rodas, trocando de marcha na curva, o que lhe garantia uma retomada de velocidade muito melhor.

Entre suas vitórias mais importantes, podemos destacar:

Uma prova em ruas de paralelepípedos em Curitiba no ano de 1964 em parceria com Wilsinho Fittipaldi, a bordo de uma Carretera Gordini; em 1967, na prova Almirante Tamandaré, no Rio de Janeiro com o Mark I, derrotando carros considerados superiores, como as Lotus-Europa, o Fitti-Porsche e os Porsches e nas 24 Horas de Interlagos de 1970, formando dupla com seu irmão Nilson Clemente, com Opala.

Bird Clemente em ação em Interlagos

Em 17 de março de 2014 foi um dos homenageados da 5ª edição do Velocult, evento realizado no Conjunto Nacional, na Avenida Paulista, por iniciativa do artista plástico Paulo Soláriz, com o objetivo de preservar a memória do automobilismo brasileiro.

Cidadão cotiano

A proposta de conceder o título de cidadão cotiano a Bird é do vereador Luís Gustavo Napolitano, que é amigo do ex piloto, que mora na região da Granja Viana. O PL foi colocado em pauta na última sessão na Câmara de Cotia e aprovado por 15 votos

Do Cotia Agora com informações do Terceiro Tempo (Marcos Micheletti)
Fotos: Henrique Cardoso, 4 Rodas