Primavera completa um mês, com tempo atípico e frio em Cotia

Mesmo com a chegada da primavera no dia 22 de setembro, o país vem registrando baixas temperaturas. Nos últimos dias, vários locais enfrentaram fortes chuvas e ventos. Esta alteração está ligada ao La Niña, fenômeno climático que impacta diretamente o Brasil.

Na quinta-feira passada (14), o MetSul divulgou a chegada do fenômeno ao país. Ele é caracterizado pelo resfriamento das águas superficiais da faixa equatorial do Oceano Pacífico. Esta alteração da temperatura é capaz de aumentar a frequência de frentes frias no país.

O La Niña impacta de forma diferente cada região do Brasil. Enquanto na Amazônia há um registro de chuvas mais abundantes e aumento das precipitações no Nordeste, no Sul, o período é de estiagem, podendo afetar a agricultura local. Não é possível antecipar o efeito do fenômeno na região Sudeste e Centro-Oeste.

Em Cotia, apesar da primavera estar completando um mês nesta quinta-feira, foram poucos os dias de forte calor. Tivemos no máximo cerca de oito dias com temperaturas acima dos 30°C. Foi um período de frio, garoa e chuva, que deve persistir até o início de novembro. Para o final de semana, o sol até dá as caras no sábado e domingo, com 27°C e 23°C nos dois dias, mas a chuva e frio retornam no domingo à noite.

Do Cotia Agora com informações do Climatempo e O Dia