Presidente do Conseg de Cotia contesta nota de secretário de Segurança

No dia 9 de agosto o Jornal Cotia Agora publicou a reclamação de uma leitora e de vizinhos sobre a falta de segurança na região da Granja Viana (LEIA AQUI).

Enviamos a pauta para a Secretaria de Segurança Pública de Cotia, que, através da assessoria de imprensa, enviou uma nota, alegando problemas estruturais, dizendo que ações estavam programadas para coibir a criminalidade e, em um trecho, que pode ser lido abaixo ou no link acima, o secretário Almir Rodrigues recomenda que os munícipes denunciem os crimes às autoridades, façam boletins de ocorrência e procurem os Conseg’s – Conselhos de Segurança, que na cidade existem três, o de Cotia, o da Granja Viana e o de Caucaia.

A presidente do Conseg Cotia, Cristina Fowler, entrou em contato com o Jornal Cotia Agora, contestando a informação do secretário em relação às ações e obrigações dos Consegs e vamos reproduzir abaixo, na íntegra, o email enviado por ela:

Prezado Beto Kodiak

Após receber várias demandas sobre segurança e informações sobre o que a Secretaria de Segurança de Cotia está realizando, encontramos uma informação totalmente errada. Talvez não seja do seu conhecimento como se dá a criação de um Conseg.
Para se criar um Conseg terá de haver um Distrito Policial, não sei também se é do seu conhecimento que em Cotia existem três distritos a saber: Distrito Central que é comandado pelo delegado titular do Município, no caso hoje o Dr.Fábio Pescarmona, 2º distrito Granja Viana e o de Caucaia e contar também com uma Cia. de Batalhão da Polícia Militar, no nosso caso, a 3ª Cia do 33º BPM/M.
O Conseg Cotia Centro foi reativado em maio de 2015, já estamos há três anos trabalhando com a comunidade da área a qual pertence esse Conseg, que vai do Km 30 ao Km 39 da Rodovia Raposo Tavares, abrangendo os dois lados da rodovia.
A Secretaria de Segurança recebe todos os meses convite para participar das reuniões, por motivo que não vai ao caso, nunca compareceu e nunca nos recebeu.
A nota publicada hoje (9 de agosto) no Jornal Cotia Agora, talvez por ignorância da Secretaria de Segurança reporta que os moradores de Cotia procurem o Conseg Granja Viana para poder informar de assuntos ligados à segurança pública e frequente as reuniões do Conseg citado. Acontece que o delegado da Granja Viana pode registrar o boletim de ocorrência, mas quem irá resolver o problema será o delegado que é titular da delegacia de Cotia. Então há uma total falta de conhecimento de como funciona esse órgão de auxílio entre a comunidade e as polícias.
Gostaria, se possível, que a informação da Secretaria de Segurança, que errou ao indicar a toda comunidade de Cotia que procure um Conseg, que não é responsável pelo município todo, e fizesse uma errata sobre essa informação.
As reuniões do Conseg Cotia Centro ocorrem todas às 2ªs segundas-feiras de cada mês, às 19hs no salão de eventos do Clube Cotiano, na Rua José Bruno, 11, no Centro de Cotia, ao lado do Bradesco.

Agradecida,

Cristina Marcondes Fowler – Presidente Conseg Cotia Centro