Prefeitura revitaliza “rua do lixão”, mas criminosos voltam a jogar lixo e entulho

Há pelo menos três anos que o Jornal Cotia Agora vem mostrando crimes ambientais praticados pela população e empresas na Estrada Luis Silva, no Parque Rincão 2, região do Km 30.

A via foi aberta há poucos anos, em um processo de desapropriação que rendeu um importante acesso de caminhões pesados ao parque industrial San Jose, que bancou a pavimentação feita pela Prefeitura de Cotia na gestão de Carlão Camargo com asfalto de péssima qualidade.

O resultado foi a deterioração do pavimento e a via virou ponto de desova de lixo e entulho 24 horas. Denunciamos muitas vezes, moradores reclamaram, enviaram fotos, até que recentemente foi feita a recuperação da via, com novo asfalto, drenagem e sinalização. A Prefeitura ainda busca parcerias para a instalação de câmeras de segurança para monitorar os crimes ambientais.

Mas, nem tudo são flores e na terça-feira, em plena luz do dia, um caminhão de pequeno porte estacionou e duas pessoas despejaram lixo e entulho no meio da via, como flagrou um morador. A Polícia Ambiental foi avisada e tenta identificar o veículo e as pessoas envolvidas na ação.

Vale lembrar que o despejo de lixo e entulho, seja em via pública ou terrenos públicos ou particulares é considerado crime ambiental, o que, no caso de flagrante, acarreta multas e até prisão.

Em relação ao asfalto, com as chuvas recentes e o tráfego de caminhões pesados, já há trechos esburacados.