Prefeitura inicia duplicação de ponte sobre ferrovia em Caucaia do Alto

A tão esperada obra de duplicação da ponte sobre a ferrovia que passa por Caucaia do Alto começou na semana passada.

A Prefeitura apresentou em 2020 um projeto para o Grupo Rumo, que administra a linha férrea, para a duplicação e após longa novela, foi aprovado e a obra inicializada.

A população de Caucaia do Alto ainda espera pela passagem em desnível ao lado da estação. O Jornal Cotia Agora vem mostrando os transtornos que a passagem e parada do trem causa para os moradores da região.

Houve um acordo entre a Prefeitura e o Rumo para a construção, ficando à administração municipal a desapropriação do entorno, mas o caso vem rolando há muitos anos e não há nenhuma novidade sobre o início da obra.

Recentemente o Grupo Rumo teve o contrato renovado para operar a ferrovia por mais 30 anos e prometeu diversas obras ao longo da linha férrea, que vem da divisa com Mato Grosso até Santos.

O novo contrato tem o compromisso da empresa de investir em obras para a redução de conflitos urbanos com a ferrovia em 40 municípios, diminuindo acidentes. Passarelas, viadutos, vedação de faixas de domínio estão entre as intervenções previstas que vão tornar o trânsito ferroviário mais seguro no estado de São Paulo. No pacote pode estar a passagem em desnível sobre os trilhos na Estação Caucaia do Alto, que causa transtornos aos moradores há mais de duas décadas.