Prefeitura de Cotia alerta funcionários para cuidados com a varíola dos macacos

A Secretaria de Saúde de Cotia emitiu uma circular para todos os departamentos da Prefeitura sobre os cuidados que o funcionalismo público deve tomar em relação à prevenção sobre a varíola dos macacos, já que em Cotia foram registrados dois casos oficiais.

Na nota, que o Jornal Cotia Agora teve acesso, é recomendado para, principalmente os profissionais da saúde, os mesmos cuidados que são tomados em relação ao coronavírus, ou seja, o uso de máscaras, luvas, óculos e aventais, além da higienização constante das mãos.

Em caso suspeito da doença, é recomendado que o funcionário não compareça ao trabalho e procure imediatamente uma unidade de saúde para o diagnóstico e só seja liberado para retornar às funções, após laudo médico e o desaparecimento das lesões.

Sempre é bom lembrar que a varíola dos macacos é transmitida por gotículas respiratórias e fluidos corporais. O período de incubação é de 6 a 16 dias, podendo chegar a 21. Os sintomas incluem febre, dor de cabeça, dores musculares, nas costas, adenomegalia, calafrios e exaustão.