Prefeito Doria inicia processo de privatização do Parque Cemucam, de Cotia

A prefeitura de São Paulo anunciou nesta terça-feira (9) a concessão de 14 parques municipais, entre eles Cemucam, que fica em Cotia, para a iniciativa privada. O edital para os procedimentos de manifestação de interesse (PMI), que buscará fazer uma análise inicial de interessados e projetos, está publicado no Diário Oficial do município desta quarta-feira (10).

O modelo de concessão só será definido após o recebimento de estudos de investimento e contrapartidas. Segundo o secretário de Concessões, Privatizações e Parcerias da Prefeitura, Wilson Poit, empresas nacionais e estrangeiras e pessoas físicas interessadas terão, inicialmente, 30 dias para se credenciarem e, em seguida, haverá mais 60 dias para apresentação de propostas de modelos.

A ideia é que o edital de concessão seja publicado até o final de 2017. A Prefeitura deverá abrir para cada concessão “pacotes” de parques grandes junto com parques pequenos. A concessão será pelo período de 5 anos.

Vale lembrar que o Cemucam está em estado de abandono desde julho de 2016, após fim de contratos com empresas de segurança, limpeza e manejo.

Recentemente a segurança foi retomada no parque, mas o mato toma conta do espaço, assim como o lixo deixado por populares aos finais de semana.

O que concessionárias devem oferecer:

-Assumir despesa de manutenção

-Não cobrar ingresso de entrada

-Fazer investimento de melhoria

Concessionárias terão direito a:

-Cobrança de estacionamento

-Instalação de restaurantes e praça de alimentação

-Rede de wi-fi e comunicação

-Locação de bicicletas e brinquedos

-Recebimento de comissão por locação para filmes ou novelas

O prefeito de São Paulo, João Doria (PSDB), disse que a prefeitura trabalhará para que não haja elitização dos parques devido às cobranças de estacionamento ou alimentação .

“O objetivo não é ganhar dinheiro, é operacional, melhorar a qualidade do atendimento e a eficiência do serviço à população”, argumentou Doria.

Os atuais contratos serão respeitados, conforme o secretário Poit. Segundo o secretário de Meio Ambiente, Gilberto Natalini, os funcionários da prefeitura destes parques continuarão trabalhando ou serão remanejados para outros.

Com a concessão é esperada uma desoneração de 40% do orçamento destinado à manutenção dos parques. Uma comissão será criada para analisar os projetos e definir o modelo de concessão.

Do G1