Prefeito de Cotia veta Projeto de Lei que obrigava loja de carros a plantar árvores

Por Sam Ávila – Repórter de política do Cotia Agora

Depois de mais de 30 dias de recesso, as sessões ordinárias na Câmara de Cotia voltaram nesta terça-feira (4) com a presença dos 13 vereadores da casa.

Cinco matérias (Projetos de Lei) foram lidas na sessão, sendo três com pedido de vista do vereador Eduardo Nascimento, uma que estabelece a instalação de aparelhos de recreação à crianças com deficiência física em parques e um veto, de um PL com cunho ambiental.

O PL 18, de autoria do vereador Fernando Jão, aprovado no final de junho, foi vetado pelo prefeito Rogério Franco. Ele obrigava as concessionárias de automóveis 0Km da cidade a plantar árvores, como contrapartida às vendas de carros e motos que, com certeza, vão poluir o meio ambiente.

A cada carro ou moto vendidos, a concessionária teria que comprovar o plantio de uma árvore em áreas de preservação, reservas, parques, jardins e outros ambientes ecológicos, sob pena de multa no descumprimento.

O PL visava o equilíbrio ambiental em sua justificativa. Já no veto do prefeito, a alegação foi a inconstitucionalidade, violação da razoabilidade e igualdade, principalmente pelo fato de não constar no PL a inclusão de lojas de carros seminovos e usados, que também são poluentes em proporções maiores.