Poupatempo Cotia tem mutirão para inclusão de “Exerce Atividade Remunerada” na CNH

O Poupatempo Cotia promove no próximo sábado (2) o mutirão para inclusão da observação “Exerce Atividade Remunerada” na CNH. A ação, desta vez inédita para o serviço, tem como objetivo atender prioritariamente os motoristas que precisam do EAR na habilitação, medida obrigatória para aqueles que trabalham de forma remunerada por meio de um veículo.

A grade de agendamento está disponível para o atendimento presencial. O serviço deve ser marcado previamente pelos canais eletrônicos de forma gratuita – portal www.poupatempo.sp.gov.br, aplicativo Poupatempo Digital e totens de autoatendimento.

Vale reforçar que, para incluir o EAR – Exerce Atividade Remunerada, é necessário passar pela avaliação psicológica e, se considerado apto, pagar a taxa de emissão. Depois que todas as etapas estiverem concluídas, o condutor irá receber o documento físico pelos Correios, no endereço indicado pelo cidadão. Também será possível obter a CNH Digital, disponível no aplicativo CDT – Carteira Digital de Trânsito. O código de segurança para acessar a versão online pode ser consultado pelos canais eletrônicos do Poupatempo.

Lembrando que as habilitações que forem solicitadas a partir de agora já serão emitidas no novo modelo da CNH pelo Detran.SP. Atendendo à Resolução nº 886 do Contran – Conselho Nacional de Trânsito, a mudança altera características da identidade visual da carteira de motorista, agora em tons de verde e amarelo, e possibilita a inclusão de informações como o nome social, para quem já possui essa opção no RG, filiação afetiva e o uso do código MRZ, que permite ao condutor embarcar em terminais de autoatendimento nos aeroportos brasileiros.

Condições para solicitar a observação EAR

-Estar com a validade da CNH vigente;
-Se o condutor for habilitado apenas na categoria A, para a inclusão da observação EAR, ele também deve ter mais de 21 anos, ter habilitação há no mínimo dois anos na categoria A e possuir curso de motofrete ou mototáxi válido;
-Prontuário de habilitação registrado no Estado de São Paulo;
-Não constar bloqueio ativo no prontuário de habilitação.