Postos do Acessa SP de Cotia vão completar dois anos com as portas fechadas

Por conta da pandemia do coronavírus os três postos do Acessa SP em Cotia estão sem funcionar desde março de 2020, quando o Governo do Estado determinou o fechamento de todas as unidades de São Paulo.

Milhares de usuários ficaram prejudicados, sem poder usufruir deste serviço gratuito de acesso à internet. Cotia tinha três unidades do Acessa SP, ao lado do Terminal Metropolitano, no Poupatempo e na Granja Viana.

Em 2021 a Prodesp, responsável pela administração do serviço, informou que as unidades seguiriam fechadas por tempo indeterminado e o programa Acessa SP passaria por reformulações para, enfim, poder reabrir parte dos postos, principalmente os que tem maior movimento. O órgão ficou de informar ao Jornal Cotia Agora assim que tivesse uma decisão por parte do Governo do Estado, mas, passado um ano de matéria publicada por nós, recebemos a informação de que dificilmente voltem a reabrir em 2022.

Para se ter ideia da importância do Acessa SP em Cotia, a unidade da Granja Viana teve o melhor desempenho de aproveitamento e rendimento em todo o estado em janeiro de 2020, entre as mais de 500 unidades, pouco antes de fechar por conta da pandemia, com 1.101 atendimentos.

Os serviços do Acessa SP são gratuitos. A sessão de atendimento pode ser de 30 ou 60 minutos, dependendo do posto. O usuário pode utilizar novamente o computador, desde que volte para a fila, e não há limites de acessos por dia. Menores de 18 anos devem se cadastrar com a autorização do responsável e apresentar cópias dos RG’s de ambos.