Postos de saúde de Cotia já tem vacina contra HPV para meninos de 12 e 13 anos

Meninos de 12 a 13 anos já podem ser vacinados contra o vírus HPV nas 24 UBS – Unidades Básicas de Saúde de Cotia.

O sistema para a vacinação será de duas doses gratuitas, com intervalos de seis meses entre elas. Na cidade deverão ser vacinados 3.902 meninos.

De acordo com a Vigilância Epidemiológica do município, também estão disponíveis as vacinas contra a meningite para meninos e meninas de 12 a 13 anos. As duas vacinas (HPV e meningite) estão inseridas no calendário municipal de vacinação. Contra a meningite deverão ser vacinadas
cerca de 7.800 crianças.

O SUS estima que cerca de 3,5 milhões de meninos deverão ser vacinados contra o HPV no país este ano. A faixa etária será ampliada até 2020, quando meninos de 9, 10 e 11 anos também poderão ser vacinados.

O Brasil é o primeiro país da América do Sul e o sétimo no mundo a disponibilizar um programa nacional de vacinação contra HPV para meninos. Também receberão doses as meninas que chegaram aos 14 anos sem tomar a vacina ou que não completaram as duas doses indicadas.

Para os portadores do vírus HIV a faixa etária é mais ampla. São indicadas três doses da vacina. Para se vacinar é necessário apresentar prescrição médica. As UBSs atendem de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h30.