Pós festa do peão de Cotia: Lixo, terra, mau cheiro e grade do terminal arrancada

Mais um ano se passou para a festa do peão de Cotia e, de novo, o que restou no recinto de eventos é muito lixo, mau cheiro (urina), acúmulo de moscas e ratos e uma parte da grade do Terminal Metropolitano que foi arrancada, não devolvida.

A festa terminou no dia 28 de abril e, passado mais de um mês, é que a área começou a ser limpa, sem contar que as placas irregulares de propaganda ainda estão no recinto, burlando a Lei Cidade Limpa.

Nesta semana um morador vizinho do terminal entrou em contato com o Jornal Cotia Agora, como fez em 2017, reclamando que, após o término da festa, ninguém limpa o lixo e logo nos primeiros dias pós festa, moscas e ratos eram visíveis, inclusive para quem frequenta o Acessa SP e o Terminal.

Segundo o morador Sérgio Lima, o local onde foram colocados os banheiros químicos ficou com cheiro insuportável, mesmo após a retirada deles ao final da festa. Ele conta que a organização da festa pediu ao Terminal um espaço para fazer um “puxadinho” e arrancou parte da grade que delimita as áreas e até hoje não foi reposta.

O morador enviou fotos (VEJA ABAIXO) do local e, além do lixo, a terra colocada na área do show foi removida por máquinas e colocada ao lado do prédio onde funcionou o Demutran, com risco de, se chover forte, descer para as bocas de lobo ao lado do terminal, área que sofre com alagamentos há muitos anos.

O morador relata: “Todos os anos após a festa, o acúmulo de lixo acaba atingindo a área e também parte do terminal metropolitano. Fomos informados por funcionários do terminal que a prefeitura prometeu a limpeza e a recolocação da grade do terminal arrancada para a colocação da estrutura dos banheiros químicos.
Há muito lixo, como mostram as imagens feitas por minha filha. Pra piorar, a terra colocada na área de shows, foi retirada e acumulada em um canto. Se chover forte, esta terra vai descer pelos bueiros. Um caminhão pipa estava lavando a área e a terra que ainda estava no meio desceu pela galeria e bueiro, o que vai comprometer ainda mais a canalização feita pela própria prefeitura. Nós vizinhos do terminal (e da festa) soubemos que o secretário de cultura Cabo Givaldo pediu pra EMTU a área ao lado e prometeu que assim que acabasse a festa, limpariam. Nossa dúvida é de quem é a responsabilidade, da prefeitura ou da empresa que organiza a festa, pq todo ano é a mesma coisa. Logo que a festa acaba, o cheiro de lixo e de urina que soltam dos banheiros químicos invadem o Acessa SP, o terminal e até quem passa na calçada sente o cheiro. Queremos a limpeza urgentemente, senão vamos recorrer ao Ministério Público. Peço a ajuda de vcs do Cotia Agora para que nos ajudem a cobrar dos responsáveis. Obrigado.

No final da tarde de segunda-feira um caminhão pipa começou a lavar a terra. Segundo o morador, que ligou para nossa redação na tarde de terça-feira, funcionários da prefeitura estiveram no local para terminar a limpeza.

O Jornal Cotia Agora entrou em contato com a Prefeitura de Cotia pedindo explicação e uma solução. A nota enviada pela assessoria de imprensa: A Secretaria de Obras e Serviços Urbanos informou que, nesta terça-feira (5/06), uma equipe faz a limpeza do local com o apoio de uma escola que utilizará o espaço no fim de semana. A referida escola enviou caminhão pipa para a lavagem do Recinto.