Por falta de segurança, moradores do Nakamura Park investem R$ 12 mil em câmeras de monitoramento

Cotia se tornou uma cidade com muitos casos de crimes, principalmente roubos e furtos, que só crescem a cada mês, como mostram os dados oficiais da SSP – Secretaria de Segurança Pública.

Muitos são os casos e relatos que chegam à redação do Jornal Cotia Agora, de moradores acuados, assustados, se trancando em casa por medo de sair na rua. Mas, também tem aqueles que não se sentem seguros nem mesmo dentro do próprio lar, como é o caso de munícipes da Rua Shizuoka, no Nakamura Park, que relatam vário furtos e roubos, alguns a mão armada nos últimos meses.

Cansados de esperar por solução das autoridades policiais e da Justiça, eles resolveram se unir e investir 12 mil reais na aquisição de 12 câmeras de monitoramento, como forma de ver quem circula pela rua e, de alguma forma, inibir a ação da bandidagem.

Além do investimento, criaram grupos de WhatsApp, onde se comunicam e monitoram a própria casa e a dos vizinhos. A ideia de fazer o monitoramento e o fim da paciência com os crimes aconteceu depois que bandidos invadiram a casa de um casal de idosos e, além de levar objetos e dinheiro, ainda agrediram o pai de família.

“Antes era o dia inteiro pessoas suspeitas circulando pela rua, sem ter o que fazer e cometendo os crimes. Depois que colocamos as câmeras, isso acabou, a bandidagem ficou com medo”, contou um dos moradores.

O Nakamura Park, assim como os bairros vizinhos, Jardim Sabiá e Jardim Ipê vem há quase uma década sofrendo com assaltos, que já resultaram em prejuízos para os moradores, assim como agressões físicas e até homicídio.