População pergunta: Qual destino dar para esta área pública de Cotia?

Há muitos anos que a área ao lado da base dos bombeiros em Cotia tem sido alvo de reclamações por conta de um lixão feito pela Prefeitura com o depósito de resíduos e restos de poda e corte de árvores, além de terra e outros dejetos.

Na época, a prefeitura alegou que o descarte não continha produtos contaminantes, mas os próprios bombeiros reclamaram do mau cheiro e o local acabou também virando ponto de desova de lixo e entulho por parte de moradores.

Mais de 10 anos se passaram e a área pública finalmente foi limpa. Segundo apurou nossa reportagem com funcionários de uma empresa que fez a retirada do material, todo o conteúdo de terra e dejetos foi levado para uma área particular, a pedido de um empresário da região que pagou todo o serviço de terraplenagem e transporte da terra para uma obra em andamento.

Depois de limpa a área, muitas pessoas tem nos questionado do que será feito no local, qual o destino que será dado ao terreno. A Prefeitura ainda estuda o que fará no local, sem ainda uma definição.

Muita gente sugere alternativas para a área. Nós do Jornal Cotia Agora fizemos em 2019 uma série chamada “Áreas Públicas Mal Utilizadas em Cotia”, mostrando vários pontos pertencentes ao município e sem destino, como o recinto de eventos, estádio municipal, entre outros.

Foi sugerida a implantação da Praça Japonesa no local ao lado dos bombeiros, já que a antiga praça foi demolida por conta da obra da marginal da Raposo Tavares e sobraram alguns resquícios da homenagem feita aos japoneses que contribuíram com o crescimento de Cotia. Com o fim da praça, todo o material, bustos e placas que haviam no local tiveram destino incerto.

“A vinda da praça no local seria bom, bem localizado, do lado da rodovia, seria um ponto turístico da cidade com acesso fácil para todos”, comentou Paulo Ota, um empresário sanssei da cidade.

Há quem sugira a construção de unidades de saúde, como uma UBS, AME e afins. Jovens defendem a implantação de uma área de lazer e esportes, mas já há duas próximas dali, no Jardim Adelina e Granja Carolina.

Enfim, uma área pública que precisa ter um destino. Você leitor do Jornal Cotia Agora pode opinar no link desta matéria em nossas redes sociais e dar sugestões. De repente a Prefeitura adota a ideia de algum munícipe!!

Por Beto Kodiak