Polícia prende quadrilha que matou gerente de posto na região

Corpo havia sido encontrado em julho no bairro Carmo Messias, no limite entre Ibiúna e Cotia

A Polícia Civil e a Guarda Municipal de Ibiúna prenderam cinco suspeitos, entre eles uma mulher, de terem participado do latrocínio (roubo seguido de morte) do gerente de posto de combustíveis Gilberto Manoel de Moura, de 44 anos.

Douglas Ramos de Assis Neves, de 22 anos, Marcelo dos Santos Fontes, 37, Sheila Patrícia Souza Lima, 24, Jeferson dos Santos Ruivo, 26, e Maurício Pedroso Cordeiro, 30, tiveram a prisão temporária decretada pela justiça local pelo crime ocorrido no dia 17 de julho deste ano. Um sexto rapaz, Luiz Ayrton Lima dos Santos, 21, que também estaria envolvido na trama já havia sido preso por tráfico durante uma operação do Denarc de São Paulo no mês passado e está numa cadeia pública da Capital. Outro suspeito ainda está foragido. Parte do grupo teria confessado a autoria do crime. Todos os detidos moravam na cidade e foram presos em suas respectivas residências.

De acordo com o delegado titular de Ibiúna, José de Arruda Madureira Júnior, o crime teria sido orquestrado por Marcelo, que era funcionário do posto de combustíveis do bairro do Rosarial, onde a vítima era o gerente. “O suspeito trabalhava como frentista no período noturno. Gilberto teria desconfiado que ele estaria envolvido com drogas e mudou o mesmo de turno. Isso irritou Marcelo, que chamou os demais comparsas e deu as dicas para que o assalto fosse realizado, como uma forma de se vingar do seu superior. Inclusive, ele teria falado para um dos participantes para trazer o brinco que a vítima usava. Tal joia realmente não estava junto ao corpo e até o momento não foi encontrada. Segundo um dos presos, após o crime, Douglas entregou o brinco para Marcelo como uma prova da execução, ou seja, tudo leva a crer que os dois premeditaram tudo já com a intenção de matar a vítima, como uma forma de vingança”, relatou o delegado.

O crime

Gilberto foi encontrado morto na manhã do dia 17 de julho numa estrada que liga o Verava ao Carmo Messias, no limite entre Ibiúna e Cotia. Ele e a sua esposa, Evanuzia Nogueira Gonçalves, de 40 anos, haviam sido sequestrados uma noite antes quando rapazes armados abordaram o casal na Rodovia Quintino de Lima, na altura de Canguera, limite com São Roque. Os bandidos rodaram com o automóvel da vítima por cerca de duas horas exigindo celulares, dinheiro e as chaves do cofre do posto de combustíveis do Rosarial. A mulher foi libertada sem ferimentos. Já Gilberto, levou três tiros e morreu na hora. Os criminosos ainda atearam fogo no carro das vítimas.

Na época, Evanuzia contou que os bandidos sabiam a rotina do casal e tinham informações sobre o cofre onde estaria o dinheiro do posto de combustíveis. A todo momento, os dois criminosos mantinham contato via celular com uma terceira pessoa, que posteriormente se encontrou com os sequestradores e pegou as chaves do cofre.

Em seguida, os sequestradores disseram que havia dado tudo certo e iriam libertar as vítimas. Entretanto, assim que Gilberto desceu do veículo, Evanuzia contou que ouviu três tiros. Ela foi mantida dentro do carro por mais alguns quilômetros até ser libertada sem ferimentos. Enquanto isso, os bandidos levaram todo dinheiro que estava no cofre do posto. Câmaras de segurança teriam flagrado alguns dos suspeitos no posto na mesma hora em que a vítima estava sequestrada.

A investigação

Segundo Madureira, o crime começou a ser esclarecido através de uma denúncia anônima. “A partir de então, nossos investigadores passaram a monitorar o grupo e colher depoimentos. Fomos montando o quebra-cabeça e descobrindo a participação de cada um no roubo. Alguns dirigiram o veículo que abordou as vítimas, outros colocaram fogo no carro do gerente, outro atirou e cada um responderá por aquilo que fez. Todos apontam o Douglas, conhecido como ‘Dodô’, como sendo o que efetuou os disparos. Foi um trabalho complicado pela complexidade do caso, mas que está totalmente esclarecido. Parabenizo a nossa equipe de investigadores e a todos que colaboram conosco”, finalizou o delegado.

Preso por tráfico

Durante a prisão de Marcelo, os policiais ainda prenderam um outro rapaz, só que por tráfico de drogas. De acordo com Boletim de Ocorrência, ao entrarem na casa do frentista, os agentes encontraram Jean Henrique da Conceição Fernandez, de 25 anos, que ficou bastante nervoso ao perceber a presença policial. Ao lado dele havia uma sacola, contendo 39 cápsulas de cocaína e 17 trouxinhas de maconha. Ele acabou sendo preso em flagrante e levado para a Delegacia de Polícia de Ibiúna, onde prestou depoimento e depois foi transferido para uma cadeia pública da região. Segundo a polícia, este último não teria envolvimento com a morte do gerente.

 Por Tiago Albertim – Jornal do Povo