Polícia paulista faz treinamento antiterrorismo no consulado americano

As polícias Civil, Militar e o Corpo de Bombeiros participaram de um treinamento de segurança aplicado pelo Consulado Geral dos Estados Unidos da América.

Agentes do Exército e da Marinha americana fizeram exercícios simulados visando a atuação integrada dos órgãos de segurança em ocorrências em eventos de grande porte. O treinamento intensifica a preparação dos policiais para os Jogos Olímpicos 2016.

As simulações aconteceram entre as 8h30 e 13 horas, no Consulado e em ruas do entorno, na zona sul da Capital. Ao longo de 4h30 de treinamento, foram feitas várias simulações, como explosões, bombas e sequestro, para testar o tempo de resposta das equipes envolvidas. Os exercícios contaram com um aparato formado por viaturas, ambulâncias e os helicópteros Águia e Pelicano.

Num dos exercícios, uma mulher foi feita refém dentro do próprio Consulado por um homem que teve seu visto negado. Na simulação, policiais do Grupo de Ações Táticas Especiais (Gate) da Polícia Militar, que são especializados na negociação para a libertação de reféns, agiram rapidamente e conseguiram resgatar a suposta vítima.

Outra das várias situações simuladas nos exercícios foi a explosão de uma bomba que teria ferido várias pessoas. Nessa situação, socorristas retiraram os “corpos dos mortos” e imobilizaram os “feridos”. Aqueles com ferimentos leves eram levados para as ambulâncias e as pessoas supostamente em estado mais grave foram socorridas pelos helicópteros Águia, da PM, e Pelicano, da Polícia Civil.

“Esse exercício é fundamental, pois juntamos todas essas forças, cada uma com seu protocolo, ajustando alguns pontos para podermos atuar em situações semelhantes a essas”, disse o delegado Mauricio José Lemos Freire, da Divisão de Operações Especiais (DOE) da Polícia Civil. “O treinamento é essencial, nós só temos a agradecer ao Governo Americano por essa oportunidade, já que estamos nos preparamos para as Olimpíadas”, completou o delegado.

Para o coronel Marcus Vinicius, responsável pelo Comando de Policiamento de Área Metropolitano 10 (CPA/M10), a importância do treinamento é alinhar os procedimentos operacionais das forças de segurança. “O trabalho integrado dessas forças é fundamental para manutenção da ordem pública”, ressaltou.

O treinamento contou com a participação de equipes da Divisão Especial de Atendimento ao Turista (Deatur), Grupo Especial de Resgate (GER), Grupo de Operações Especiais (GOE), Grupo Armado de Repressão a Roubos e Assaltos (Garra) e Serviço Aerotático (Sat).

Já a Polícia Militar enviou efetivos do Corpo de Bombeiros, do CPA/M10, que é responsável pelo policiamento na região do Consulado, Grupamento de Radiopatrulha Aérea (GRPAe) e Gate.

O Exército Brasileiro, a Polícia Federal e a Policia Rodoviária Federal acompanharam os exercícios, que também foram realizados por integrantes da Defesa Civil, Samu – Serviço de Atendimento Móvel de Urgência e por equipes de dois hospitais da Capital.