Polícia Civil prende 8º integrante de quadrilha envolvida em roubo de armas na delegacia de Cotia

Foi presa no final da tarde desta quarta-feira (17), a 8ª pessoa envolvida no furto de armas de fogo na Delegacia de Cotia, um caso acompanhado pelo Jornal Cotia Agora desde o início.

Nossa reportagem teve a informação oficial de que a pessoa presa nesta quarta é dona de um salão de beleza no Jardim Belisário e estava sendo investigada pela Polícia Civil de Cotia. O mandado de prisão foi expedido na manhã desta quarta e os investigadores do DP de Cotia foram no encalço do envolvido.

No dia 4 de abril o responsável pelos furtos das armas foi preso e entregou seu comparsa. Presos, delataram mais dois envolvidos. A polícia continuou investigando o caso e na última segunda-feira (15), mais três foram presos e um nesta quarta.

Relembre o caso

No último dia 4 policiais civis de Cotia se depararam com a falta de armas de fogo que ficavam guardadas em um armário dentro da Delegacia de Cotia. As armas eram apreendidas em diversos crimes na cidade, em ocorrências atendidas pelas polícias civil e militar e a guarda civil.

Após uma breve investigação, chegaram a um funcionário da prefeitura que prestava serviços no DP. Detido, ele confessou o furto de 80 armas, que vinha acontecendo nos últimos meses e entregou um comparsa, que entregava pizzas e levava armas no baú da moto, sem ninguém desconfiar. Segundo informações, até dentro de um computador as armas eram colocadas e levadas para fora da delegacia.

Presos, os dois passaram a entregar pessoas envolvidas no caso e na sexta-feira (5) a Justiça expediu mandado de prisão temporária para dois envolvidos na compra das armas. No sábado (6) de manhã eles foram presos e levados para o DP.

A investigação seguiu e no Jardim Belisário e Jardim Cláudio, os policiais conseguiram recuperar 23 armas. Mas, havia mais pessoas envolvidas no caso e a busca continuou nos últimos dias.

Na segunda-feira (15), dois criminosos foram presos no bairro do Rio Cotia e uma mulher, namorada de um deles, foi capturada no Capão Redondo, zona sul da Capital.

Um dos presos no Rio Cotia era o “armeiro” e cuidava da manutenção das armas, deixando-as em condições de uso para a venda ilegal. Outro preso e a mulher, que era sua namorada, transportavam as armas aos compradores.

Os sete presos anteriormente já foram transferidos para um CDP – Centro de Detenção Provisória da região. A polícia recuperou apenas 23 armas do total furtado. Há informações de que parte delas estão em Dracena, cidade do interior de São Paulo, onde há uma penitenciária dominada pelo PCC, que comanda o crime na região.