Polícia Civil de Cotia prende integrantes de quadrilha especializada em sequestros relâmpagos

Da Redação do Jornal Cotia Agora

*Publicações de imagens dos criminosos são proibidas de acordo com a Lei de Abuso de Autoridade

A Polícia Civil de Cotia prendeu nesta terça-feira (23) dois integrantes de uma quadrilha composta por 12 bandidos que vem agindo na região cometendo sequestros relâmpagos, ameaçando as vítimas e extorquindo suas famílias.

Os investigadores da Delegacia de Cotia receberam informações de que estava em andamento um sequestro relâmpago e a extorsão da esposa da vítima, onde os criminosos pediam quantia em dinheiro para a libertação do marido.

A vítima foi abordada na Estrada do Sol, na região do Jardim Belisário, em Cotia em seu Renault Captur e levado pelos sequestradores para um cativeiro. Com ele havia dois homens, que são pedreiros e estavam indo até uma obra. Durante muito tempo o homem sequestrado sofreu ameaças de que teria seus dedos cortados e seria morto. Enquanto isso, os bandidos negociavam com a família e pediam a transferência de dinheiro, que foi realizada através de PIX, uma quantia de R$ 4.800,00.

Após o pagamento, as vítimas foram deixadas na Estrada Fazenda Santa Rosa, na região do Lageado.

Neste momento a polícia já sabia quem eram as vítimas e de que o PIX havia sido feito na conta de um integrante da quadrilha que não havia participado diretamente do crime, de inicial J., que mora no Parque Rizzo. Os investigadores fizeram diligências até que encontraram a casa do bandido que recebeu o dinheiro.

Ele estava em casa e contou que havia emprestado a conta a pedido de um amigo, W., que precisava fazer uma transferência para uma pessoa chamada de ‘Neguinho’. J. sacaria o dinheiro e W. entregaria ao Neguinho e de ‘comissão’, ganharia R$ 200,00.

Ao ser informado de que o dinheiro era fruto de sequestro, J. não aparentou ser surpresa para ele. Concordou em indicar o endereço de W. e a equipe foi até o Parque Tuiriguara. Recebidos pela esposa e mãe de W., os policiais indagaram sobre ele, que após ver os agentes, jogou uma mochila no quintal da vizinha.

Ao revistarem a mochila, os policiais civis encontraram vários cartões de bancos, documentos pessoais, máquinas de cartão e chips celulares. As máquinas eles usavam para passar cartões das vítimas e os chips de celular são cadastrados em nome de pessoas aleatórias para fazer contato com parentes dos sequestrados.

W. negou que a mochila fosse sua e já na delegacia, confessou a história do empréstimo da conta de J., e também entregou que Neguinho faz parte da quadrilha que vem sequestrando e extorquindo pessoas na região e, ele W., fazia a ‘contabilidade’ do esquema.

Materiais apreendidos com os bandidos

Mas, a partir do momento em que viu que sua situação ficou feia perante os policiais, o criminoso se calou e disse que só falaria na presença de um advogado.

De posse dos objetos que estavam na mochila, os policiais civis chegaram ao conhecimento de mais um estelionato e 13 sequestros relâmpagos cometidos pela quadrilha.

O delegado do DP Central de Cotia lavrou o boletim de ocorrência e, mesmo que J. e W. não tenham participado direto no sequestro, são parte integrante de uma série de crimes e pediu a prisão preventiva dos dois.

Eles foram autuados nos artigos 29 (participação em crime), 157 (roubo), 159 (sequestro). A Polícia Civil de Cotia segue nas investigações para a captura dos demais integrantes da quadrilha.

O veículo da vítima foi localizado pela Guarda Civil de Cotia na Estrada Manoel Lages do Chão, no Caiapiá.

B.O.s de outras vítimas das quadrilhas