Polícia Ambiental flagra máquina desmatando área em Caucaia do Alto

A Polícia Militar Ambiental constatou na quinta-feira (05), desmatamento terreno em áreas de preservação ambiental, em Caucaia do Alto, em Cotia.

Os militares especializados foram até a Estrada do Tanabe, na região de Caucaia do Alto, para realizar a fiscalização de um terreno, de aproximadamente 17,2 hectares inseridos em APRM – Área de Proteção e Recuperação aos Mananciais, onde estaria ocorrendo uma degradação ambiental com uso de máquina.

No local, que possui 5,61 ha já estavam degradados, foi encontrada uma esteira pá niveladora. O equipamento estava desligado, porém, com o funcionário na cabine, informou ser operador e estar aguardando o término do horário de almoço para retomar o trabalho.

Na ocasião, o maquinário foi apreendido. Além disso, no momento da fiscalização, foi observado a degradação ambiental e os materiais lenhosos afastados nos cantos – pontaletes pintados de branco, que utilizados como piquetes. Ainda foi possível notar a abertura de ruas e as marcas de esteira no solo.

Um homem compareceu ao local se identificando como dono, contudo, não apresentou documento que comprovasse a propriedade do terreno, nem autorização para o desmatamento. A área foi embargada, sendo elaborados AIA – Autos de Infrações Ambientais aos dois envolvidos. As multas aplicadas totalizaram R$ 157.080,00