Pessoal da saúde e idosos de Cotia vão receber vacina contra coronavírus nesta semana

Nesta sexta-feira (5), a Secretaria de Saúde de Cotia inicia a 2ª etapa do plano de vacinação contra coronavírus. Começarão a ser vacinados os idosos, com idade a partir de 90 anos. A vacinação acontecerá no polo montado em frente à Prefeitura, mediante a distribuição de senhas. Um dia antes, na quinta-feira (4), serão vacinados trabalhadores da saúde em geral. Também haverá distribuição de senhas [veja abaixo].

No polo de vacinação também funcionará o sistema de drive-thru para que os idosos e os trabalhadores da saúde não precisem descer do carro para receber a 1ª dose da vacina, mas será necessário que todos os ocupantes dos veículos estejam usando a máscara de proteção.

Com o início da imunização dos idosos com idade a partir de 90 anos a Secretaria de Saúde antecipa o atendimento a este público, pois, de acordo com o cronograma do Governo Estadual, ele começaria a ser vacinado na segunda-feira (8).

Desde o dia 21 de janeiro até a noite de 1º de fevereiro, já foram vacinadas 2.202 pessoas com a primeira dose do imunizante, deste total, 82,5% são de trabalhadores da saúde que atuam na linha de frente no combate à pandemia e, 17,5% são idosos que vivem em asilos.

Serviço
Vacinação contra coronavírus
Polo de vacinação: Avenida Professor Manoel José Pedroso (em frente à Prefeitura)
Dia 4/02 (quinta-feira) – a partir das 17h30
Haverá distribuição de senhas a partir das 17h
Público: Profissionais da saúde em geral
Obrigatório: Apresentar documento oficial com foto, CPF, Documento do seu conselho regional de saúde

Dia 5/02 (sexta-feira) – a partir das 9h
Haverá distribuição de senhas a partir das 8h30
Público: Idosos com idade a partir de 90 anos
Obrigatório: Apresentar documento oficial com foto, CPF

Site para pré-cadastro agiliza campanha de vacinação

O Governo de São Paulo lançou um site específico (www.vacinaja.sp.gov.br) para que todas as pessoas que estejam aptas a receber a vacina contra ao coronavírus possam preencher os seus dados e garantir um atendimento mais rápido nos locais de vacinação. O pré-cadastro não é agendamento de vacina e não significa que se a pessoa o fizer já pode ir a um polo de vacinação. Este documento serve para facilitar a localização da pessoa no sistema e dispensa a necessidade de inserir novamente todos os dados da pessoa vacinada.

O pré-cadastro não é obrigatório. Para receber a vacina é importante que as pessoas acompanhem o cronograma de vacinação e compareça a um dos polos apenas quando fizer parte do público que está sendo imunizado.