Pernil à pururuca na cachaça com feijão tropeiro

Ingredientes
1 xícara (chá) de cachaça
2 xícaras (chá) de água
1/4 de xícara (chá) de azeite
2 dentes de alho picados
1 cebola picada
1 folha de louro
Sal e pimenta-do-reino a gosto
1 peça de pernil suíno (com aproximadamente 3kg)
1 xícara (chá) de óleo

Feijão-tropeiro
1 xícara (chá) de bacon em cubos
2 gomos de linguiça calabresa em rodelas finas
2 colheres (sopa) de manteiga
1 cebola picada
2 dentes de alho picados
3 xícaras (chá) de feijão fradinho cozido sem o caldo
2 xícaras (chá) de farinha de mandioca
Sal, pimenta-do-reino e salsa picada a gosto

Modo de preparo
Para o feijão tropeiro, em uma panela, em fogo médio, frite o bacon e a calabresa na própria gordura até dourar. Acrescente a manteiga, a cebola, o alho e refogue por 3 minutos. Misture o feijão e a farinha até incorporar. Tempere com sal, pimenta, salsa, desligue e reserve.

No liquidificador, bata a cachaça, a água, o azeite, o alho, a cebola, o louro, sal e pimenta até homogeneizar. Coloque o pernil em uma tigela e regue com o tempero batido. Cubra e deixe descansar por 4 horas, virando na metade do tempo. Retire da marinada, disponha em uma fôrma grande e regue com metade da marinada coada.

Cubra com papel-alumínio e leve ao forno médio, preaquecido, por 1 hora e 30 minutos. Retire o papel e asse por mais 30 minutos ou até dourar. Retire da fôrma e transfira para outra fôrma, deixando a pele para cima. Aqueça o óleo em uma panela, em fogo médio, até ficar bem quente. Regue sobre a pele do pernil, com cuidado, para pururucar. Em uma travessa, coloque o feijão tropeiro, disponha o pernil fatiado e sirva.

Do Guia da Cozinha