Pequeno Cotolengo de Cotia recebe o reconhecimento de compromisso com a Transparência 2021

O selo do Portal da Transparência é uma iniciativa da ICOM (Instituto Comunitário Grande Florianópolis) que concede reconhecimento a diversas instituições do terceiro setor que realizam um trabalho pautado em valores éticos, governança e transparência.

O Pequeno Cotolengo, fundado por São Luís Orione, é referência no atendimento institucional a pessoa com deficiência física e intelectual em situação de abandono e vulnerabilidade social. Na cidade de Cotia, o Pequeno Cotolengo Paulista se tornou uma das instituições mais respeitadas, recebendo reconhecimento e investindo em oportunidade para pessoas carentes.

Em um ano marcado por diversas dificuldades, o Pequeno Cotolengo Paulista demonstrou sua capacidade de trabalho sério, fruto de uma trajetória que percorre o coração caridoso de milhares de pessoas há 57 anos. Impactamos de maneira positiva e diretamente mais 100 pessoas com deficiências múltiplas, resultado do compromisso e do legado de praticar sempre o bem a todos.

Para o diretor presidente do Pequeno Cotolengo Paulista, Padre Rodinei Carlos Thomazella, esse momento é fruto de muito trabalho e seriedade de muitas pessoas que se sensibilizam com o nosso projeto:

Fomos contemplados com o selo do Portal da Transparência em um momento muito difícil para boa parte das instituições de caridade. Diante das dificuldades conseguimos comprovar o nosso compromisso com as pessoas que acolhemos e com o projeto de São Luís Orione. Esse selo é um reconhecimento de uma trajetória muito importante do primeiro Pequeno Cotolengo a existir no Brasil. Sem dúvidas, me sinto orgulhoso do papel que os nossos religiosos cumpriram em vida, dos colaboradores que por aqui passaram e atuam diretamente na nossa instituição e os nossos voluntários que são promotores da justiça e abraçam sempre a nossa causa. Eu penso que podemos mudar o mundo se dentro da gente existir um pouquinho de solidariedade, é transformador o trabalho que fazemos por aqui.”

Os pontos em destaque para obtenção desse reconhecimento envolvem: origem e trajetória; governança; resultados gerais, resultados específicos, gestão de recursos, gestão de pessoas; estrutura e planejamento e o mais importante, a Transparência.

Para continuar crescendo o Pequeno Cotolengo Paulista não para. No dia 4 de junho, a instituição se prepara para mais uma importante inauguração: a segunda residência inclusiva. O projeto é uma parceria da Secretaria de Desenvolvimento Social para acolher em casas dentro da comunidade local, meninas com deficiências físicas estimulando a convivência comunitária e proporcionando novas condições de cuidado e moradia.

O Pequeno Cotolengo Paulista agradece a confiança de todos os parceiros, amigos, colaboradores e voluntários. A nossa missão é de continuar transformando a vida de diversas pessoas com necessidades especiais.