Peça teatral “Veleiro de Encantos” é apresentada no Cotolengo

O Cotolengo recebeu nesta semana a peça teatral “Veleiros de Encantos”, da Arts Company.

Antes da apresentação aconteceu uma palestra sobre o envolvimento dos pais na vida escolar do aluno, com Laerte Pizzocaro.

A peça tem dança, canto, música, jogos teatrais e muitas brincadeiras.

História …

Navegando pelos mares da fantasia os navegantes do Veleiro de Encantos viajam pelo tempo e espaço da descoberta do Brasil e dançam e brincam como índios na natureza tropical e colorida.

Depois atravessam os oceanos enfrentando tempestade em busca das Índias, onde breve apresentação traz a beleza da dança indiana. Especiarias são carregadas no bojo do veleiro, e eles seguem viagem.

Libertam o monstro que está preso no Cabo das Tormentas, que passa a se chamar Cabo da Boa Esperança.

Aportam nas costas d’África, onde buscam água pura e frutas e brincam de capoeira d’Angola.

Uma intensa calmaria obriga os navegantes a passar um tempo pescando e descansando até que bons ventos os levam a Portugal.

A alegria os acompanha enquanto dançam o Vira e descarregam as especiarias. Depois matam a saudade comendo as ricas comidinhas portuguesas.

Já que navegar sempre é preciso, voltam aos mares até que a relatividade e o faz de conta os trazem aos tempos atuais no carnaval do Rio de Janeiro.

teat2O veleiro sobe a costa brasileira descrevendo a natureza original do tempo em que os índios cuidavam muito bem de tudo. A música “Frevo dos Navegantes” recebe o veleiro quando ele chega a Olinda e brincadeiras e danças muito alegres acontecem.

“Navegar é preciso! Esta imensa brincadeira em forma de espetáculo teatral é uma fantasia sobre as navegações. Vamos levantar âncora e atravessar os mares rumo ao desconhecido. Vamos velejar para o Brasil, Índia, África, voltar a Portugal e finalmente conhecer melhor a Terra Brasiliana. Tudo é muito colorido nesta montagem que traz um quê de tropicália com muitas bananas ao vento”.

“Nosso veleiro é feito de tecidos indianos e abriga atores e músico navegando pelos mares da cultura em busca de ritmos, danças, cantos e encantos.

teat3O folclore traz temas de tempos que se perderam na bruma do tempo imemorial e que permanecem vivos na cultura do dia a dia.

Um mergulho lúdico no universo da nossa história permite tecer os fios da memória profunda que dá forma a nossas raízes.

Uma dança leva a outra, um canto leva a outro, uma história leva a outra…

Momentos de brincadeira com o ritmo e a dança do frevo levam alegria!”

ArtsCompany é um grupo composto por artistas, professores e pesquisadores, que já está trazendo ao público “Uma Janela para o Mundo”, de Tatiana Belinky.

Grupo com Sr. Laerte e esposa e Tiago, assessor do deputado Fernando Capez
Grupo com Sr. Laerte e esposa e Tiago, assessor do deputado Fernando Capez

FICHA TÉCNICA
Dramaturgia e Direção: Karin Mellone
Atuação: Viviane Victtorin e Renato Rodrigues
Músico: Bryan Hose Bach
Cenário e adereços: ArtsCompany
Figurinos: Viviane Victtorin e Tainã Vasconcelos
Iluminação: Robson Valentim
Designer Gráfico: Roberta Mellone
Assistência de Produção: Sônia VS
Produção Executiva: Tainã Vasconcelos

Fotos: Itamar de Oliveira