Passageiros com deficiência sofrem para viajar em ônibus da Danúbio Azul

Não é de hoje que o Jornal Cotia Agora mostra o descaso da Danúbio Azul em suas linhas intermunicipais (Consórcio Intervias/Raposo Tavares) e municipais com a população de Cotia. Quando se fala em acessibilidade e respeito às pessoas com deficiências físicas as reclamações também são constantes.

São rampas de acesso aos coletivos quebradas e profissionais despreparados para atender as pessoas que tem mobilidade reduzida. Neste final de semana ocorreram dois casos com a mesma pessoa, na viagem de ida e volta entre Cotia e São Paulo.

Nosso leitor Oswaldo Fabiano enviou vídeos e a indignação contra a empresa. Ele mostra a dificuldade que sua esposa, que é cadeirante, tem para usar os ônibus.

Ele conta que ao pegar o ônibus que liga Cotia a Pinheiros, ao lado do Metrô Butantã, o motorista parou e deu prioridade aos outros passageiros e somente depois que foi descer a rampa para sua esposa. Na viagem para Pinheiros, no Terminal de Cotia, a rampa do ônibus estava quebrada e, como era domingo, o número de coletivos é reduzido, o que fez com que o casal tivesse que esperar outra viagem, atrasando seus compromissos.

Aliás, o drama deste casal já foi mostrado no Jornal Cotia Agora em relação à acessibilidade nos pontos de ônibus e passarela do Km 29 da Raposo Tavares.

Nossa reportagem entrou em contato com a EMTU, que é responsável pela fiscalização das linhas intermunicipais, como nos casos citados acima e recebemos a seguinte nota:

O ônibus prefixo 12689 foi recolhido para que sejam realizados reparos na rampa utilizada por pessoas com deficiência. O veículo só retornará à operação após inspeção da EMTU/SP.

Com relação à organização do embarque, a EMTU/SP notificou a empresa Raposo Tavares, que faz parte do Consórcio Intervias. Os condutores serão advertidos e orientados sobre o embarque preferencial de idosos e pessoas com mobilidade reduzida. Ressaltamos ainda que todos os veículos dispõem de espaço reservado para pessoas em cadeira de rodas e que não devem ser ocupados pelos outros passageiros.

Nas inspeções regulares realizadas pela EMTU/SP na frota das linhas metropolitanas, o ônibus fica retido caso haja problemas no funcionamento do elevador ou na rampa para pessoas em cadeira de rodas. Se a recuperação do equipamento não ocorrer, a empresa está sujeita a sanções contratuais.

Os passageiros que notarem que o elevador ou rampa do ônibus estão inoperantes podem registrar o problema nas redes sociais da EMTU/SP, como Twitter e Instagram, ou no site www.emtu.sp.gov.br, informando o número do veículo.