Parte de funcionários dos Correios entrou em greve em Cotia

Os Correios entraram em greve mais uma vez em todo o país e apesar da paralisação não ser de 100% em âmbito geral, aqui em Cotia, parte dos funcionários cruzaram os braços nos dois primeiros dias do movimento, segundo o sindicato.

O Centro de Distribuição de Cotia (foto)  sentiu o reflexo, com atraso nos serviços. Segundo a Federação Nacional dos Trabalhadores em Empresas de Correios e Telégrafos e Similares, a paralisação é motivada principalmente por mudanças no plano de saúde dos funcionários que envolvem a retirada de cobertura de pais, cônjuges e filhos e a cobrança de mensalidades.

Após tentativas sem sucesso de acordo entre a empresa e os funcionários, o impasse será julgado pelo Tribunal Superior do Trabalho a partir desta segunda.

Em nota à imprensa, os Correios afirmam que não conseguem sustentar financeiramente o plano de saúde: “A forma de custeio do plano de saúde dos Correios segue, agora, para julgamento pelo TST. A empresa aguarda uma decisão conclusiva por parte daquele tribunal para tomar as medidas necessárias, mas ressalta que já não consegue sustentar as condições do plano, concedidas no auge do monopólio, quando os Correios tinham capacidade financeira para arcar com esses custos.”

A greve se encerrou na noite desta terça-feira (13).

Foto: esquerdadiario